Informação geral

  • 16h
  • Desde a 12/5/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. Sendo um dos maiores e mais complexos sistemas universais de saúde, este curso busca apresentar - para cidadãos e trabalhadores de saúde - os seus principais marcos históricos e normativos.

Para os profissionais de saúde este módulo representa a possibilidade de adquirir novos conhecimentos para aprimorar sua prática em benefício da população de seu município. Para os cidadãos, é uma oportunidade de conhecer seus direitos e a importância do SUS.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprender sobre o SUS e compreender sua organização enquanto sistema público de saúde, a partir do estudo da legislação que o norteia.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Unidade 1 - A criação do SUS

Unidade 2 - Leis Orgânicas do SUS

Unidade 3 - Decreto 7.508/2011

Unidade 4 - Conclusão

Como nos organizamos

METODOLOGIA:  

Apesar dos minicursos serem realizados individualmente, sugerimos que o interessado incentive os demais profissionais de sua equipe a participarem, ampliando o debate sobre o tema.

As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente em Saúde para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe.

Essas atividades podem contribuir para que você avalie e proponha ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.

RECURSOS: 

Questionários, textos online.

AVALIAÇÃO:

A avaliação está estruturada em forma de autoavaliação da aprendizagem no item com o nome “autoavaliação”, de forma contínua/processual em final de cada unidade de estudo.

A realização das avaliações são necessárias para contabilização de progressão no módulo.