Informação geral

  • 60h
  • Desde a 17/3/2022
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este curso faz parte da agenda formativa dos Apoiadores de Pesquisa e Intervenção do Projeto de Integração Inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida a Sífilis (Projeto “Sífilis Não”), os quais estão distribuídos em municípios considerados prioritários nos 26 Estados e Distrito Federal. 

Embora essa oferta educacional esteja focada na temática da sífilis, outro apoiador ou profissional de saúde inserido no sistema de saúde brasileiro poderá realizá-lo, considerando a transversalidade do tema apoio na prática profissional do Sistema Único de Saúde (SUS).

 O curso dispõe das seguintes unidades: 

1) A situação da sífilis no Brasil e o Projeto “Sífilis Não”; 

2) O Apoio Institucional: conceitos e atributos do apoiador; 

3) O Projeto “Sífilis Não” no território: caminhos do apoiador; 

4) Práticas e experiências do apoio no Projeto “Sífilis Não”; 

5) Processos, modelos e estratégias da comunicação no projeto sífilis não

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Qualificar nas bases conceituais e metodológicas, apoiadores e profissionais do SUS, a partir do Projeto “Sífilis Não”, para o exercício da Função Apoio. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Identificar a Situação da Sífilis no Brasil, seus determinantes e os aspectos estruturais e estratégicos do Projeto “Sífilis Não”;

  • Reconhecer os aspectos conceituais e metodológicos que balizam a prática do apoio institucional;

  • Conhecer estratégias do apoio no projeto Sífilis Não, desenvolvidas para o exercício da função apoio junto ao território;

  • Descrever experiências de intervenção e pesquisa do Apoiador do projeto “Sífilis Não”;

  • Reconhecer os modelos e estratégias de comunicação adotados no Projeto “Sífilis Não”.

Conteúdo

UNIDADE 1 – A SITUAÇÃO DA SÍFILIS NO BRASIL E O PROJETO “SÍFILIS NÃO”
Aula 1 – Análise da Situação de Sífilis no Brasil
Aula 2 – Determinantes Sociais que refletem no quadro de Sífilis
Aula 3 – Projeto Sífilis Não: Concepção, Modelo e Estratégias

UNIDADE 2 – O APOIO INSTITUCIONAL: CONCEITOS E ATRIBUTOS DO APOIADOR
Aula 1 – Apoio Institucional: aspectos conceituais e reflexões sobre o método.
Aula 2 – Os atributos do apoiador institucional 

UNIDADE 3 – O PROJETO “SÍFILIS NÃO” NO TERRITÓRIO: CAMINHOS DO APOIADOR
Aula 1 – Estratégias para o desenvolvimento das atribuições do apoiador no território
Aula 2 – Estratégias e Caminhos do Apoiador no território para fortalecer os processos participativos e decisório nas instancias colegiadas do SUS 
Aula 3 – A pesquisa como ferramenta para qualificação da prática   do    Apoio 

UNIDADE 4 - PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”
Aula 1 – Experiências e práticas do apoio: uma abordagem da supervisão-apoio
Aula 2 – A ferramenta de mediação tecnológica utilizada no acompanhamento da prática do apoiador.

UNIDADE 5 - PROCESSOS, MODELOS E ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO NO PROJETO SÍFILIS NÃO
Aula 1 – Processos e modelos da comunicação: uma abordagem conceitual
Aula 2 – Estratégias de comunicação para o enfrentamento a sífilis no território. 

Como nos organizamos

METODOLOGIA

De um modo geral, a concepção metodológica desse curso baseia-se na pedagogia problematizadora, que considera a capacidade de reflexão dos cursistas a partir dos seus saberes e práticas.

O curso é autoinstrucional, constituído por um módulo com 5 unidades e 12 aulas com linguagem dialógica, sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, através da plataforma de ensino e aprendizagem AVASUS. 

O conteúdo das aulas remete o cursista a movimentos de sucessivas aproximações, o que implica em pensar o sentido das ações desenvolvidas, o papel exercido por cada sujeito, as circunstâncias, as fragilidades e potencialidades na busca de transformar suas práticas.

Serão utilizados recursos pedagógicos, com destaque para: textos, vídeos, infográficos e acesso a links e materiais complementares.

RECURSOS

Textos, vídeos, áudios, infográficos, gráficos, tabelas, tutorial (plataforma), questionários, links e roteiros reflexivos.

AVALIAÇÃO 

A avaliação do curso será realizada por meio de questões de múltipla escolha a serem respondidas ao final de cada unidade, de modo a propiciar reaproximação e reflexão dos cursistas aos temas trabalhados.