Informação geral

Sobre o curso

Conceito de sinal. Sinal de tempo contínuo e sinal de tempo discreto. Definição de sinal biológico. Tipos de sinais. Estímulos e grandezas fisiológicas. Aquisição de sinais biológicos. Diagrama de blocos de um sistema de aquisição de sinais biológicos. Princípios de funcionamento dos sensores. Transdutores e eletrodos. Métodos e características das medições e necessidades de um condicionamento de sinal. Filtragem analógica. Filtros e amplificação de sinais. Conversão analógica/digital (CAD). Amostragem. Quantização. Processamento de sinais biológicos. Etapas de um sistema de processamento digital de sinais biológicos. Filtragem digital. Realce de parâmetros e informações. Análise de sinais biológicos. Extração de características. Reconhecimento e classificação de padrões. Exemplo de um sistema computacional de auxílio ao diagnóstico médico de patologias raras com sintomas em comum baseados na inferência probabilística em redes bayesianas.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Conceituar a terminologia e os princípios de funcionamento dos sistemas de instrumentação médica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer os componentes utilizados nos sistemas de aquisição de sinais biológicos (sensores, transdutores, eletrodos, filtros, amplificadores, conversores etc.).

• Compreender os métodos de aquisição, as técnicas de processamento e diferenciar a análise das grandezas fisiológicas da análise dos sinais biológicos.

• Discutir noções básicas de processos aleatórios, ruído e filtragem.

• Desenvolver a capacidade de explorar os conhecimentos e as habilidades adquiridas no campo tecnológico para buscar por soluções inovadoras para os problemas do cotidiano, complexos e de natureza multidisciplinar, por meio do trabalho em equipe, mantendo uma postura ativa na equipe, promovendo o reconhecimento da liderança e a apoiando com o cumprimento do seu trabalho com elevado nível de compromisso, atenção e responsabilidade.

• Desenvolver a aptidão necessária para atuar dentro do seu ambiente de trabalho com o mesmo profissionalismo e competência exigidos pelos desafios e obrigações da atividade profissional, observando-se os princípios de ética e humanismo.

Conteúdo

UNIDADE I - Os sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: O que é um sinal biológico?

UNIDADE II - Aquisição de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: O papel do transdutor no sistema de aquisição
AULA 3: Conversão analógica/digital

UNIDADE III - Processamento de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: Tipos de processamento
AULA 3: Série de Fourier de Tempo Discreto

UNIDADE IV - Análise de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: Arquitetura dos sistemas de instrumentação médica

 

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia utilizada em cada aula oferecerá um suporte conceitual formado pelos elementos (teóricos e práticos) necessários à apresentação dos conceitos novos, próprios da aula. Esses elementos serão adequadamente entrelaçados à vivência dos participantes, de modo a despertar os sentidos e aumentar o estado de atenção dos estudantes, favorecendo o contato com os conceitos que serão apresentados. Na apresentação dos conceitos novos, são incluídas discussões, indagações e exemplos, de maneira a estabelecer o escopo de validade e de particularidade de cada conceito (exploração das ideias). O realce dos pontos mais complexos e importantes será eleito como meta particular em cada aula, podendo ser tratado com maior detalhe, graças à ajuda de recursos didáticos, como vídeos, animações e infográficos, tudo isso com o intuito de facilitar a construção do conhecimento por parte dos estudantes. No final de cada unidade, teremos uma autoavaliação. Com isso, espera-se que as lacunas e deficiências percebidas e diagnosticadas sejam preenchidas e superadas rapidamente. O módulo foi organizado e desenvolvido para motivar a curiosidade pelo tema. RECURSOS Módulo com texto resumido, textos complementares, infográficos, animações, desenhos e vídeos (internos, produzidos pela SEDIS, e externos, com links para o YouTube), além de atividades de avaliação.

AVALIAÇÃO

Neste módulo, os instrumentos de avaliação serão utilizados como ferramentas pedagógicas responsáveis pela avaliação da aprendizagem ampla, na qual se incentiva a compreensão e a exploração dos conceitos e o estabelecimento de sinergias entre as suas relações multidisciplinares. Dessa forma, durante as avaliações serão incentivadas atividades que explorem conceitos e fundamentos por meio de suas aplicações práticas. Certamente, essas questões incentivarão a autoavaliação dos participantes. A sequência das atividades de avaliação respeita a formação incremental estabelecida pelo conteúdo programático.