Informação geral

Sobre o curso

Trata-se do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, criado oficialmente através da PORTARIA Nº 24/2020 - PPG (11.23) UFRN, de 15/07/2020, processo nº 23077.082514/2019-03, possui carga horária de 360 horas e foca sua atuação na área de Informática na Saúde, é ofertado na modalidade a distancia através do AVASUS - Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do Ministério da Saúde do Brasil, por meio de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o Ministério da Saúde. O programa está disponibilizado através do Departamento de Computação e Tecnologia do Centro de Ensino Superior do Seridó (DCT/CERES), e outros departamentos, também vinculados à instituição.

O Curso de Especialização em Informática na Saúde faz parte da TED (Termo de Execução Descentralizada) – 53/2015 do Ministério da Saúde(MS), documento que estabelece que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN deverá oferecer 1.000 (mil) vagas para o curso de Especialização em Informática na Saúde para formação de profissionais graduados que atuam no SUS nos diferentes entes Federados ou servem e prestam trabalhos ao Ministério da Saúde, por meio de Curso de Especialização a Distância na Modalidade Semipresencial. Desta forma, tem público alvo profissionais graduados e vinculados (seja a nível federal, estadual ou municipal) ao Ministério da Saúde (MS), Sistema Único de Saúde (SUS), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ou ainda vinculados a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), observando o Art. 17 da resolução Nº 197/2013 – CONSEPE de dezembro de 2013.

 

Objetivos

OBJETIVO GERAL:

O curso visa capacitar profissionais relacionados ao Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde - SUS, por meio do conhecimento e identificação das ferramentas tecnológicas existentes, da análise e seleção de tecnologias para o uso nos ambientes de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar, analisar, avaliar e produzir dados e indicadores de saúde com a utilização de dispositivos tecnológicos; Conhecer, avaliar e aplicar recursos de informática adequados à gestão em saúde; Conhecer e aplicar de maneira efetiva as ferramentas de informática para aumentar a eficiência dos serviços de saúde.

Conteúdo

EIXO I - Introdutório
Introdução, fundamentação e conceituações em ciências da Saúde e SUS
Introdução, fundamentação e conceituações em ciências da computação
Sistemas de Informação em Saúde (SIS) - Política Nacional de Informação e informática na saúde (PNIIS)
Ética e segurança da informação
Introdução ao Projeto I

EIXO II - Processamento de Informações e Informatização em Saúde
Registros, prontuários e prescrições eletrônicos
Telessaúde e Telemedicina
Estratégias e Técnicas de Gerenciamento de Dados
Aquisição, Processamento e Análise de sinais biológicos
Introdução ao Projeto II

EIXO III - Itinerários Formativos
Estruturação e Informatização de Organizações de Atenção a Saúde, Clínicas e Hospitais
Acreditação Hospitalar
Inovação Tecnológica em saúde
Análise de Imagens Médicas
E-SUS - AB
E-SUS Hospitalar
SIM, SINASC
SINAN - Agravos de notificação
SISVAN, Bolsa Família
Avaliação e Qualificação da atenção básica – PMAQ e PNASS
Epidemiologia, Informação e Informática em Saúde
A gestão e a Informática em Saúde – Sistemas de gerenciamento do SUS
Informação em vigilância em saúde

EIXO IV - Conclusão de curso
Seminários de Trabalhos de Conclusão de Curso

Como nos organizamos

O Curso de Especialização em Informática na Saúde possui carga horária de 360 horas de atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem e 10 horas de atividade presencial com a apresentação do seminário de TCC. Antes do início do curso, haverá um período de ambientação no AVASUS com os objetivos de conhecimento do projeto pedagógico do curso, leitura dos guias acadêmicos (curso e aluno), familiarização com as ferramentas disponíveis. O AVASUS é o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde, desenvolvido pela UFRN no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), é um espaço de aprendizagem desenvolvido para qualificar a formação, a gestão e assistência no Sistema Único de Saúde do Brasil - SUS. Sua concepção está fundamentada na formulação de itinerários formativos e competências profissionais. Para a formulação dos itinerários formativos do curso de Especialização em Informática na Saúde utilizamos a seguinte metodologia.

  • Primeira definição de Itinerários formativos, a partir da concepção do curso.
    • Aplicação da Informática para monitoramento e qualificação dos sistemas de saúde,
    • Gestão de recursos tecnológicos na Saúde
    • Ferramentas de Informática aplicadas à Saúde
  • Realização de uma reunião com profissionais de notada experiência na área de saúde para discussão dos itinerários formativos e especificação das competências específicas do curso.