Informação geral

  • 60h
  • Desde a 15/9/2020
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Neste módulo, serão apresentadas considerações sobre o contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que as tornam um ambiente de significativa vulnerabilidade à Covid-19, perpassando discussão sobre o que são as ILPI, normativas que regem seu funcionamento, articulações das ILPI com o SUS (Serviço Único de Saúde) e o SUAS (Sistema Único da Assistência Social), problematizando a necessidade de conformação de uma rede para viabilizar o cuidado ao idoso na perspectiva da saúde como um direito e no combate à violência ao idoso. Além disso, serão abordados o perfil dos idosos residentes nas ILPI quanto a características demográficas, dependências funcionais, nutricionais e de saúde mental, assim como as atividades dos cuidadores formais das ILPI e os possíveis desgastes emocionais relacionados a essas atividades. Ademais, serão mostradas as características gerais de um vírus para melhor compreensão das estratégias de prevenção e controle relacionadas ao coronavírus, assim como são apresentadas ações a ser instituídas mediante casos suspeitos de Covid-19 nas ILPI, tanto em idosos residentes como em profissionais que atuam nas referidas instituições. Por fim, serão discutidas questões sobre a importância da colaboração da sociedade para o combate à pandemia da Covid-19.

Objetivos

Objetivo Geral:

Identificar as características gerais dos vírus para melhor compreensão das estratégias de prevenção, controle e assistência relacionadas ao coronavírus a ser adotadas mediante casos suspeitos da Covid-19 nos idosos residentes e profissionais que integram a equipe, na perspectiva do contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Objetivos Específicos:

 

  • Conceituar as ILPI quanto às normativas que regem seu funcionamento, atividades desenvolvidas pelos cuidadores formais.

  • Caracterizar o perfil de idosos residentes nas ILPI quanto a características demográficas, de dependências funcionais, nutricionais e de saúde mental.

  • Discorrer sobre as características gerais de um vírus e sua relação com as estratégias de prevenção e controle relacionadas ao coronavírus.

  • Apresentar as medidas de proteção e prevenção do coronavírus relacionadas às boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, bem como a imunização por meio da vacinação.

  • Apresentar estratégias para prevenção de sofrimento mental em idosos mediante a adoção das estratégias de prevenção e controle da Covid-19.

  • Identificar medidas de proteção e prevenção a ser aplicadas nas ILPI mediante aparecimento de sintomas da Covid-19 em Pessoas Idosas e Funcionários.

  • Apresentar instrumento para monitoramento de casos graves da Covid-19.

  • Listar possibilidades de ações a ser instituídas para o enfrentamento da pandemia por coronavírus na pessoa idosa.

  • Discorrer sobre as estratégias de vigilância em saúde diante de casos suspeitos e confirmados em pessoas idosas com a Covid-19.

  • Discorrer sobre os cuidados paliativos diante de casos confirmados em pessoas idosas com a Covid-19.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

UNIDADE 1: INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI), CUIDADORES DE IDOSOS E IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Aula 1: A Pessoa idosa no contexto das ILPI/ Articulação das ILPI
Aula 2: O olhar da assistência social sobre as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)
Aula 3: Contextualizando a atividade do cuidador de idoso institucionalizado
Aula 4: Características de idosos que residem nas ILPI

UNIDADE 2: COVID-19 E MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NAS ILPI
Aula 1: Vírus: definição, estrutura e como se reproduzem
Aula 2: O que dirigentes, profissionais e colaboradores precisam saber sobre prevenção e controle da Covid-19 no contexto das ILPI?
Aula 3: Medidas de prevenção e controle no contexto das ILPI direcionadas aos idosos

UNIDADE 3: RECOMENDAÇÕES A SER ADOTADAS FRENTE A CASOS SUSPEITOS DA COVID-19
Aula 1: Sinais de alerta para rastreamento de sintomas indicativos de comprometimento respiratório para a Síndrome Gripal (SG)
Aula 2: Vigilância em saúde nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI) em tempos de Covid-19
Aula 3: Cuidados paliativos no idoso com suspeita de Covid-19

Como nos organizamos

Metodologia

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. 

Recursos

Textos, documentos em PDF, ilustrações, vídeos e infográficos.

Avaliação

Neste módulo, utilizaremos como avaliação questões objetivas ao final de cada unidade.