Informações Gerais

  • 30h
  • A partir de 13/8/2020
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo é dedicado à disponibilização de conhecimentos e informações acerca da classificação documental. Serão abordados aspectos gerais da classificação de documentos, incluindo: os pontos mais importantes da Lei Nº 8.159 de 08/01/1991, as diferenças entre os documentos de arquivo e os não arquivísticos, os conceitos considerados essenciais para a classificação, a utilização do Código de Classificação e da Tabela de Temporalidade, métodos de arquivamento, bem como o que é e como são realizadas a transferência e a destinação final. São ainda apresentados alguns métodos de arquivamento e as definições de documentos de arquivo e de classificação de documentos. Além disso, o curso pretende fazer com que as pessoas que trabalham com documentos de arquivo consigam entender a importância da classificação de documentos e aprendam a realiza-la.

Objetivos

Por ser a classificação de documentos uma atividade que exige conhecimento de alguns conceitos de Arquivologia, podemos dizer que o objetivo deste curso é demonstrar como se efetua a atividade de classificação de documentos de arquivo no âmbito do Ministério da Saúde, com base nos conceitos e legislação arquivística.

Conteúdo

UNIDADE 1: VISITANDO CONCEITOS
AULA 1: Lei Nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991
AULA 2: O que é um documento de arquivo?
AULA 3: Documentos de arquivo x Documentos não arquivísticos
AULA 4: Conceitos essenciais para a classificação

UNIDADE II: DEFININDO A CLASSIFICAÇÃO
AULA 1: O que é a classificação de documentos
AULA 2: Utilizando o Código de Classificação
AULA 3: Tabela de Temporalidade de Documentos

UNIDADE III: O QUE FAZER APÓS A CLASSIFICAÇÃO
AULA 1: Métodos de Arquivamento
AULA 2: Entendendo a Transferência
AULA 3: Entendendo a Destinação Final 

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Módulo autoinstrucional, com exposição dialogada e apresentação de questões norteadoras.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada unidade, o cursando deverá responder a questões de múltipla escolha referentes ao conteúdo estudado e, ao final do curso, a um questionário com perguntas referentes ao conteúdo apresentado no módulo.

RECURSOS

Vídeos, imagens, textos dialogais.