Informações Gerais

  • 4h
  • A partir de 6/8/2020
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Conversa com ELA Live é uma série de entrevistas com especialistas ligados ao projeto revELA (projeto focado na Esclerose Lateral Amiotrófica). Tal projeto é do Ministério da Saúde, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Essa web entrevista tem como tema “Aspectos psicológicos da ELA”, e terá como ministrante a neuropsicóloga Glauciane Santana, coordenadora adjunta do Ambulatório de Atendimento Multidisciplinar de Doença do Neurônio Motor do Hospital Universitário Onofre Lopes. A condução foi realizada pelo jornalista Bruno Cássio.

A psicologia é uma das profissões que também assistem ao paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Neste recurso educacional aberto, abordaremos algumas das possibilidades de atendimento, que podem ser oferecidas pelo psicólogo. É importante que todos os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente com ELA, bem como seus familiares, compreendam os aspectos psicológicos que envolvem esse processo de adoecimento. O psicólogo, assim como todos os profissionais da equipe multiprofissional, acompanhará o paciente com ELA e sua família, no percurso da doença, apoiando todas as fases, para que as dificuldades apresentadas pela esclerose lateral amiotrófica sejam melhor compreendidas pela pessoa com ELA e sua família.

Objetivos

Geral

Descrever os aspectos psicológicos presentes nos pacientes com ELA, alterações comportamentais e emocionais, relações familiares no contexto da Esclerose Lateral Amiotrófica.

Específicos

a) Entender os aspectos psicológicos na ELA.

b) Compreender que as alterações cognitivas e comportamentais fazem parte do curso natural da doença.

c) Compreender a importância da qualidade das relações familiares nas estratégias de enfrentamento da ELA.