Informações Gerais

  • 20h
  • A partir de 17/4/2020
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O curso aborda o protocolo do Ministério da Saúde do Brasil para o diagnóstico e manejo clínico do novo coronavírus (COVID-19), além da vigilância em saúde na Atenção Primária à Saúde. Sabe-se que o vírus tem alta transmissibilidade e provoca uma síndrome respiratória aguda que varia de casos leves a casos muito graves. O módulo destaca as melhores e mais recentes evidências diante da dinâmica da epidemia e da produção de conhecimento associada a ela.

Objetivos

Objetivo Geral: 

Identificar e aplicar as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil sobre o novo coronavírus para qualificar a Atenção à Saúde da população na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia.

Objetivos Específicos:

  1. Conhecer o curso clínico do COVID-19 e seu manejo clínico na ESF.

  2. Identificar as medidas para evitar contágio na USF.

  3. Orientar e difundir para todos os profissionais de saúde a importância da prevenção na comunidade e nos domicílios para controle da COVID-19.

  4. Orientar e difundir para todos os profissionais de saúde a importância de medidas de higiene individual na cadeia de transmissibilidade da COVID-19.

  5. Capacitar e estimular quanto a todas as vigilâncias pertinentes à COVID-19 no que tange a uma doença infecciosa transmissível.

  6. Manejar com equidade os grupos de risco de forma a evitar contaminação dessas pessoas pela sua maior vulnerabilidade à doença e maior risco de evolução para uma maior letalidade.

Conteúdo

Unidade 1 – Coronavírus: apresentação e curso clínico
Aula 01 – Afinal, como surgiu o coronavírus?
Aula 02 – Como fazer um curso clínico adequado?
Aula 03 – Manejo clínico na APS/ESF
Aula 04 – Como fazer o manejo terapêutico e o isolamento domiciliar de casos leves

Unidade 2 – Vigilância em saúde e APS/ESF
Aula 01 – Notificação imediata e monitoramento clínico
Aula 02 – Recomendações em grupos especiais

Como nos organizamos

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização. Isso requer autonomia para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável a leitura crítica do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, infográfico, entre outros.

Recursos

Imagem, gráfico, animação, links, questionários e texto do tipo e-book

Avaliação

A avaliação será realizada por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas ao final do módulo.