Informações Gerais

  • 15h
  • A partir de 6/4/2020
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O módulo “COVID-19: Manejo do Paciente com Distúrbios Respiratórios” tem como objetivo promover atualização para os profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais nessa área de conhecimento, com foco na COVID-19 e suas manifestações no Sistema Respiratório. O presente estudo contextualiza a pandemia, as síndromes clínicas e como realizar o manejo clínico desde a sua identificação, uso da oxigenoterapia e suporte ventilatório a estes pacientes. Todas as informações contidas nesse curso estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e publicações científicas mais recentes sobre o tratamento da COVID-19.

Além disso, este módulo se propõe a fornecer subsídios que orientam a conduta do profissional de saúde na promoção de uma atenção integral aos pacientes acometidos pela COVID-19, principalmente os pacientes que necessitam de atendimento especializado na sua forma mais grave devido a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e uso de medidas invasivas, como a ventilação mecânica.

Objetivos

Objetivo Geral: Identificar e realizar o manejo das complicações respiratórias causadas pela COVID-19 no sistema respiratório.

Objetivos Específicos:

a) Atualizar-se sobre a COVID-19.

b) Identificar as manifestações clínicas no sistema respiratório causados pela COVID-19.

c) Realizar o manejo e a aplicação dos protocolos de tratamento para o paciente com alterações respiratórias pela COVID-19.

d) Fazer uso da oxigenoterapia e ventilação mecânica invasiva (VMI) na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) causada pela COVID-19.

Conteúdo

UNIDADE 1: ATUALIZANDO CONHECIMENTOS SOBRE COVID-19
Aula 1: Contextualizando a pandemia causada pela COVID-19
Aula 2: Manifestações da COVID-19 no sistema respiratório

UNIDADE 2: MANEJO DO PACIENTE COM COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS POR COVID-19
Aula 1: Principais complicações respiratórias e manejo respiratório da COVID-19
Aula 2: Indicações de protocolos para o tratamento respiratório de paciente com COVID-19
Aula 3: Como realizar o manejo do paciente com complicações respiratórias na prática?

Como nos organizamos

Metodologia

Este módulo está sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, de modo autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, a partir da utilização de elementos visuais, auditivos e avaliações. O conteúdo é apresentado de forma integrada e estruturada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e do pensamento crítico e reflexivo. Ao final do módulo, é apresentada uma webpalestra com um profissional de saúde da área relacionada ao conteúdo apresentado no módulo.

Recursos

Serão utilizados PDFs, vídeos, ilustrações, infográficos, dentre outros recursos.

Avaliação

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado. Será também oferecido, ao final do módulo, um questionário de autoavaliação sobre o desenvolvimento do curso e a contribuição para sua prática.