Informações Gerais

  • 30h
  • 621 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 11/9/2019
  • 306 discussões
  • Para
  • 414 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Este módulo aborda a Política e o Sistema de Saúde no Brasil, desde os aspectos históricos, noções elementares sobre a construção da cidadania nas sociedades ocidentais em que se sobressai o papel do Estado moderno, Reforma Sanitária no Brasil e conformação do Sistema Único de Saúde. Você terá a sua disposição um conjunto de recursos que irá apoiá-lo(a) em seu processo de aprendizagem.

Objetivos

• Descrever de modo sumário a trajetória da construção da cidadania na sociedade ocidental.

• Identificar as responsabilidades do Estado na formulação e na implementação de Políticas Sociais.

• Conhecer a história da política de saúde no Brasil e o processo da Reforma Sanitária.

• Refletir sobre o processo de implantação e implementação do SUS.

• Reconhecer a dinâmica de funcionamento das redes de atenção nas regiões de saúde.

Conteúdo

UNIDADE I: Noções básicas sobre o Estado, as Políticas Sociais e a construção da cidadania
AULA 1 – O Estado e a proteção social na sociedade moderna
AULA 2 – As políticas Sociais e a construção da cidadania no Brasil
AULA 3 – A política de saúde na história republicana brasileira, o movimento da reforma sanitária e a instituição do direito à Saúde.

UNIDADE II: A reforma sanitária brasileira e o processo de institucionalização do SUS
AULA 1 – As mudanças na Política de Saúde e a institucionalização do SUS
AULA 2 – A descentralização e a organização do sistema de base municipalista

UNIDADE III: O desafio da regionalização e da efetivação das redes de atenção
AULA 1 – Os modelos de atenção à saúde.
AULA 2 – As redes como perspectiva de integração das ações e serviços

UNIDADE IV: Das políticas públicas às Redes de Atenção à Saúde
AULA 1 – Aprofundando o olhar sobre Redes de Atenção à Saúde no seu território

Como nos organizamos

METODOLOGIA
A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem exige desenvolvimento da capacidade de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitados em atividades de verificação de conhecimentos.

RECURSOS 

Textos, vídeos, sites, músicas.

AVALIAÇÃO 
A avaliação se dará ao final de cada unidade, através de questões de múltipla escolha, as quais terão o feedback, com a finalidade de favorecer o aprendizado dos cursistas.

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