General Informations

  • 30h
  • From 26/2/2019
  • Assessments
  • Registration open to the public

About the course

O envelhecimento populacional torna necessária a capacitação das equipes de saúde da família para o cuidado com o paciente idoso, que nem sempre pode ser visto da mesma maneira que um adulto. É importante saber usar corretamente instrumentos de identificação do idoso de risco, que merece uma avaliação diferenciada, com o olhar para a funcionalidade e domínios envolvidos na perda funcional. Para a tomada de decisões, é prioritário fazer a classificação clínico-funcional do idoso, assim como construir um plano de cuidados que envolva ações de toda a equipe de saúde de acordo com as competências de cada um, sempre considerando o contexto familiar. Aprender a desprescrever para essa população é, por diversas vezes, mais importante que prescrever, pois identificar e suspender iatrogenias pode resultar em melhora funcional e de qualidade de vida.

Goals

Espera-se que após este módulo você seja capaz de:

  • Conceituar idoso saudável e idoso frágil;

  • Aplicar instrumentos para identificação do idoso de risco e realizar a Avaliação Multidimensional do Idoso;

  • Distinguir entre idoso robusto, idoso em risco de fragilização e idoso com fragilidade estabelecida;

  • Classificar o idoso de acordo com sua funcionalidade e pontuá-lo na Escala Visual de Fragilidade (EVF);

  • Atuar na macro e microgestão do cuidado ao idoso, utilizando-se das competências de todos os membros da sua equipe de saúde da família;

  • Planejar o tempo de consulta para cada idoso e sua periodicidade;

  • Identificar iatrogenias e treinar habilidades de desprescrição;

  • Produzir um plano de cuidados individualizado e definir prioridades e metas terapêuticas centradas no idoso avaliado (de acordo com sua classificação clínico-funcional).

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

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Contents

UNIDADE I - A chave do atendimento ao idoso: entendendo o Modelo Multidimensional de Saúde do Idoso
Aula 1: Saúde e envelhecimento: abordagem centrada na pessoa idosa
Aula 2: O idoso frágil
Aula 3: Classificação clínico-funcional do idoso e elaboração de um plano de cuidados

UNIDADE II - Gestão de cuidados e a avaliação do idoso pela Equipe de Saúde da Família
Aula 1: Como identificar o idoso de risco?
Aula 2: O trabalho de cada membro da equipe na gestão do cuidado
Aula 3: Como programar a duração da consulta do idoso de maneira eficaz e eficiente?
Aula 4: Critérios para indicação de visita domiciliar do idoso e sua periodicidade

UNIDADE III - Como reconhecer as principais incapacidades do idoso na Atenção Primária
Aula 1: Avaliando o idoso de risco: abordagem das principais incapacidades do idoso
Aula 2: Avaliando o humor
Aula 3: Avaliação da mobilidade: identificando o idoso caidor

UNIDADE IV - Particularidades do manejo do idoso frágil na Atenção Primária de Saúde
Aula 1: Metas de controle centradas no idoso: tratamento da HAS e do DM, conforme o estrato clínico-funcional
Aula 2: Quando o tratamento se torna um risco: iatrogenia
Aula 3: O cuidado centrado no idoso
Aula 4: Elaborando um plano de cuidados individualizado: como priorizar ações a fim de se obter ganho funcional e/ou maior qualidade da assistência

How we organize

Metodologia

A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas, exigindo desenvolvimento da capacidade de interpretação, síntese e contextualização que serão exercitados em atividades de verificação de conhecimentos e elaboração de tarefas  voltadas para o dia a dia do profissional e de sua equipe, com priorização de metodologia ativas de ensino-aprendizagem.

Recursos

Textos, vídeos, infográficos, figuras interativas, quadros, tabelas.

Avaliação

Será realizada de modo progressivo, através da avaliação das tarefas autoinstrucionais realizadas.