Informação geral

  • 30h
  • Desde a 13/9/2018
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este curso foi desenvolvido visando preparar agentes comunitários de saúde para promoverem o acompanhamento da audição e linguagem de crianças nos primeiros anos de vida. A Atenção Básica tem um papel essencial no apoio para a identificação precoce da deficiência auditiva. Esse material está organizado em 4 unidades, totalizando 13 aulas. O curso foi elaborado para autoaprendizagem, para que cada um possa seguir o seu ritmo de estudo.

Objetivos

Objetivo geral

Conhecer ações na Atenção Básica voltadas à identificação precoce da deficiência auditiva.

Objetivos específicos

• Conhecer o funcionamento da Rede de Saúde Auditiva na identificação, diagnóstico e intervenção da deficiência auditiva.

• Conhecer como funciona a audição e os tipos e graus de deficiência auditiva.

• Identificar as causas da deficiência auditiva, fatores de risco e como preveni-los.

• Identificar as etapas de desenvolvimento auditivo e de linguagem da criança, bem como conhecer os questionários e protocolos observacionais para uso no acompanhamento e monitoramento de bebês nos primeiros anos de vida.

• Orientar a família de crianças com deficiência auditiva usuários de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear sobre os cuidados básicos com os dispositivos eletrônicos, estratégias de comunicação, estimulação auditiva e de linguagem.

Conteúdo

UNIDADE 1
Identificação, diagnóstico e intervenção da deficiência auditiva na Rede de Saúde Auditiva do Sistema Único de Saúde (8 h/a)
Aula 1 – Reflexões sobre a deficiência auditiva e seus impactos
Aula 2 – Identificação da deficiência auditiva
Aula 3 – Diagnóstico e intervenção da deficiência auditiva

UNIDADE 2
A audição, a deficiência auditiva, suas causas, indicadores de risco e como preveni-los (8 h/a)
Aula 1 – Como funciona a audição
Aula 2 – Toda Deficiência Auditiva (DA) é igual? Conhecendo os tipos e graus de DA
Aula 3 – O que pode causar uma DA? Vamos conhecer os riscos que a criança pode ter antes, durante ou após o nascimento e como preveni-los

UNIDADE 3
Acompanhamento do desenvolvimento auditivo e da linguagem nos primeiros anos de vida – uso de questionário e observações nas visitas domiciliares (8 h/a)
Aula 1– Desenvolvimento auditivo e da linguagem nos primeiros anos de vida
Aula 2 – É necessário acompanhar o desenvolvimento auditivo e da linguagem de todas as crianças?
Aula 3 – Como o ACS pode realizar o acompanhamento do desenvolvimento auditivo e da linguagem?

UNIDADE 4
Crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos no contexto familiar (6 h/a)
Aula 1 – Cuidados com os dispositivos eletrônicos (AASI e IC)
Aula 2 – Soluções de problemas do dia a dia com os dispositivos eletrônicos (AASI e IC)
Aula 3 – Orientações sobre estimulação da audição e da linguagem e estratégias de comunicação

Como nos organizamos

Ementa do Módulo:

Identificação, diagnóstico e intervenção da deficiência auditiva na Rede de Saúde Auditiva do Sistema Único de Saúde. A audição, a deficiência auditiva, suas causas e indicadores de risco e como preveni-los. Acompanhamento do desenvolvimento auditivo e de linguagem nos primeiros anos de vida – uso de questionário e observações nas visitas domiciliares. Crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos no contexto familiar.

Metodologia

O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio do ambiente virtual de aprendizagem AVASUS. O aluno deverá acessar o conteúdo disponibilizado em formato de texto e com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, além de realizar as atividades pedagógicas ao final de cada unidade. O curso foi elaborado para autoaprendizagem, portanto, cada um poderá seguir o seu ritmo e realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente.

Recursos utilizados

Animações, vídeos, infográficos, fluxogramas, situações-problema, imagens, esquemas e linha do tempo.

Avaliação

A avaliação do Módulo está estruturada de forma contínua e processual ao longo das unidades. Foram planejadas avaliações com questões em formato de verdadeiro ou falso para cada unidade de estudo, as quais perpassam todo o conteúdo estudado. Para cada uma das questões há uma devolutiva para o aluno (o porquê é falsa ou verdadeira) de forma a orientá-lo em seu processo de aprendizagem. Importante ressaltar que é permitido o aluno refazer a avaliação da unidade quantas vezes julgar necessário.