Informações Gerais

  • 120h
  • A partir de 24/9/2018
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O curso destina-se à capacitação dos profissionais de saúde da rede básica para o cuidado compartilhado às pessoas que vivem com HIV/aids tendo o foco na Atenção Básica (AB), articulando a AB aos demais pontos de atenção da rede SUS. O curso utiliza uma metodologia problematizadora, cujos casos serão apresentados em quadrinhos, para nortear os diversos temas abordados. Os conteúdos estão organizados em quatro unidades e permeiam todos os aspectos relativos ao cuidado das pessoas que vivem com HIV/aids, da prevenção combinada ao uso da TARV.

Objetivos

Capacitar profissionais de saúde da rede básica para produzir cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS, considerando a transição do modelo de atenção especializada para o modelo de cuidado compartilhado

Conteúdo

UNIDADE 1: Epidemiologia e Política do HIV/aids

Conteúdo: Epidemiologia do HIV/ aids. História da aids – aspectos clínicos e sociais.

Política de enfrentamento da epidemia da aids, no mundo e no Brasil.

UNIDADE 2: ACOLHIMENTO NO CUIDADO ÀS IST/HIV

Conteúdo: Vulnerabilidades em contextos individual, familiar e social. Acolhimento, aconselhamento, responsabilização, vínculo, adesão e retenção. Testagem HIV. Biossegurança.

UNIDADE 3: CUIDADO COMPARTILHADO ÀS PVHA NA ATENÇÃO BÁSICA

Conteúdo: Infecção X doença e estadiamento clínico. Avaliação clínica e laboratorial. Manejo da TARV e infecções oportunistas. Prevenção combinada e prevenção positiva. Direitos sociais.

UNIDADE 4: CUIDADO COMPARTILHADO ÀS PVHA NAS REDES DE ATENÇÃO

Conteúdo: Redes de Atenção, Integralidade e Intersetorialidade no cuidado às PVHA.

Como nos organizamos

METODOLOGIA:

O Curso está organizado em quatro Unidades e o recurso disparador para o desenvolvimento dos conteúdos são cincos casos-problemas elaborados com base em situações vivenciadas por profissionais de saúde. Os casos estão apresentados no formato de história em quadrinhos para estimular a reflexão a partir de textos, vídeos e exercícios.

RECURSOS: histórias em quadrinhos, textos didáticos, manuais técnicos e vídeos.

AVALIAÇÃO: Um questionário será aplicado ao final de cada unidade para identificar seu aprendizado e um questionário de auto avaliação sobre o desenvolvimento do curso e a contribuição para sua prática, será aplicado ao final do curso.