Informações Gerais

  • 384h
  • 1055 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 20/8/2018
  • Para
  • Com Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

Curso de Especialização (com 384 horas) direcionado à qualificação de gestores do trabalho e da educação no SUS, mediado por tecnologia e sob orientação de um tutor promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) O Curso está hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS- o AVASUS, gerenciado pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN.

Objetivos

  • Compreender as questões relacionadas com a gestão do trabalho e da educação a partir da construção histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sua relação com a cidadania, das transformações que se dão no mundo do trabalho contemporâneo e suas repercussões nos modos de produzir serviços de saúde, e do processo de trabalho em saúde.
  • Analisar questões da gestão do trabalho no SUS nos seus aspectos institucionais e operativos, desenvolvendo um conhecimento crítico que permita a formulação de estratégias que apontem para a eficiência e efetividade dos serviços de saúde e para a melhoria da qualidade do atendimento à população.

  • Promover reflexões críticas sobre a realidade existente no sistema educacional brasileiro, inserindo elementos conceituais e ampliando o conhecimento teórico e prático na perspectiva de contribuir para qualificar a gestão da educação e as intervenções nesse campo.

  • Fornecer instrumentos para que os participantes possam construir um projeto de intervenção exequível na área da gestão do trabalho e da educação na saúde.

Conteúdo

Unidade I – Serviços de saúde, cidadania e trabalho

Unidade II – Gestão do trabalho em saúde

Unidade III – Gestão da Educação na Saúde

Unidade IV – Metodologia da Pesquisa

Como nos organizamos

Metodologia
A concepção pedagógica do curso é considerada como problematizadora, uma vez que busca a construção do saber vinculado ao contexto do trabalho no qual o aluno está inserido. O processo ensino/aprendizagem, nessa concepção, pressupõe a construção do conhecimento a partir das experiências dos alunos e, nesse sentido, apoia-se na aprendizagem significativa e por descoberta, em oposição aos processos restritos à simples recepção do saber.

Os conteúdos estão articulados entre si e com a realidade de trabalho dos alunos, favorecendo uma integração ensino-serviço.

O aluno fará o curso de forma a percorrer as unidades e módulos sempre iniciando e finalizando para seguir em frente. As atividades didáticas se compõem de: aulas, leituras obrigatórias e complementares, vídeos, atividades individuais e fóruns de discussões coletivas, sempre acompanhadas pela mediação do tutor.

Avaliação

O processo de avaliação de aprendizagem do curso está distribuído nas diversas atividades didáticas considerando:

  • Cumprimento da atividade didática no tempo proposto no cronograma do curso;
  • Análise qualitativa do resultado da atividade didática elaborada;
  • Elaboração de um trabalho de conclusão individual construído ao longo do curso, com caráter propositivo e de intervenção. Serão atribuídos valores em uma escala de zero a dez (0-10) para as atividades realizadas mediante critérios previamente definidos e com exigência do valor mínimo de 5,0 para aprovação.

Equipe
Janete Lima de Castro - Coordenadora
Rosana Lúcia Alves de Vilar – Vice Coordenadora
Regina Helena Rocha da Cruz – Secretária Acadêmica

Cristiane Scolari Gosch – Coordenadora Pedagógica (região sul)
Maria Aparecida Dias – Coordenadora Pedagógica (região sudeste)

Elaine Rossi Ribeiro – Coordenador local PR
Kátia Rita Gonçalves – Coordenador local MG
Maria de Fátima de Souza Rovaris – Coordenador local SC
Tania França – Coordenador local RJ
Teresinha Valduga Cardoso – Coordenador local RS

Altaíva Jales Costa Souza – Tutora
Aldenisia Alves Albuquerque Barbosa – Tutora
Aloide Ladeia Guimarães – Tutora
Ana Tânia Lopes Sampaio – Tutora
Antonio Medeiros Júnior – Tutor
Dyego Leandro Bezerra De Souza – Tutor
Edinalva Neves Nascimento – Tutora
Eliana Costa Guerra – Tutora
Edmundo Rinolino Magalhães Flores – Tutor
Flavia Christiane De Azevedo Machado – Tutora
Francisca Nazaré Liberalino – Tutora
Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva – Tutora
Isabelle Ribeiro Barbosa – Tutora
Jônia Cybele Santos Lima – Tutora
Jovanka Bittencourt Leite De Carvalho – Tutora
Luiz Claudio Oliveira Da Silva – Tutor
Marcelo Viana Da Costa – Tutor
Maria Jalila Vieira De Figueiredo Leite – Tutora
Maria Ruth Dos Santos – Tutora

Miranice Nunes Dos Santos Crives – Tutora
Nathalia Hanany Silva De Oliveira – Tutora
Patricia Ferrás Araújo Da Silva – Tutora
Rafael Rodolfo Tomaz De Lima – Tutor
Renata Fonseca Sousa De Oliveira – Tutora
Roberta De Freitas Campos – Tutora
Roselita Sebold – Tutora
Sheila Saint Clair Da Silva Teodosio – Tutora
Susana Cecagno – Tutora
Susana Maria Miranda Dantas – Tutora
Tatiana De Medeiros Carvalho Mendes – Tutora
Thais Paulo Teixeira Costa – Tutora
Vilani Medeiros De Araujo Nunes – Tutora

Créditos

Instituições

Módulos relacionados