Informação geral
- 32h
- Desde a 24/7/2018
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Objetivos
Promover a qualificação profissional de trabalhadores das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios responsáveis pela codificação da causa básica do óbito.
Conteúdo
UNIDADE 1 – Introdução à Vigilância em Saúde
AULA 1- A Vigilância em Saúde
Aspectos históricos da Vigilância em Saúde (VS)
Informações de mortalidade e a Vigilância
O codificador e a Vigilância
Perfil do codificador
AULA 2- Sistemas de Informação em Saúde
Histórico
Estatísticas de mortalidade
Qualidade do Sistema de Informação de Mortalidade
Declaração de Óbito
AULA 3- Noções de Anatomia
Conceitos básicos
Planos e cortes anatômicos
Termo de posições e direções
Sistemas corporais
AULA 4- Terminologia médica
Conceitos básicos
Terminologia médica
UNIDADE 2 – Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID-10)
AULA 1 – Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID-10)
Histórico da CID-10
Conceitos básicos de classificação
Classificação de causas de morte
Estrutura básica
CID-10 – Volumes I, II, III
Como usar a CID 10
AULA 2- Codificação da causa básica do óbito
Conceitos
Introdução a codificação
Protocolo de codificações especiais em mortalidade
Complicações de assistência médica e cirúrgica
Mortalidade por causas externas
Neoplasias
Afecções perinatais
Como nos organizamos
Metodologia
A metodologia proposta adota a flexibilidade e o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo a construção do conhecimento. As atividades didáticas serão desenvolvidas utilizando-se metodologias ativas que busquem articulação entre teoria e prática. O curso será desenvolvido em modalidade semipresencial com carga horária de 64 horas.
Recursos
Na etapa EaD, serão utilizadas videoaulas, textos de apoio, livros digitais, sites institucionais, fóruns. Na etapa presencial, serão utilizadas apresentações narradas, recursos de áudio, simulação de situações problemas, estudos de caso e textos coletivos.
Avaliação
A avaliação da etapa EaD está estruturada em forma de autoavaliação da aprendizagem, de forma contínua/processual de acordo com a unidade em estudo.
A avaliação da etapa presencial contará com o auxílio de instrumentos de avaliação individual impresso.