Informação geral
- 20h
- Desde a 5/3/2016
- Para FISIOTERAPEUTA OU TERAPEUTA OCUPACIONAL, FISIOTERAPEUTA 12 mais
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- Restrito a perfis
Sobre o curso
Por que estimular o autocuidado no Diabetes? Este é apenas um dos temas deste módulo, que pretende garantir, ao final, que o aluno tenha a apreensão do conhecimento clínico sobre a definição, a etiopatogenia, a fisiopatologia, as manifestações clínicas, as formas de transmissão e de prevenção, o tratamento e as complicações referentes ao tema.
Dividido em 5 unidades, o módulo coloca em debate, ainda, questões como a promoção do autocuidado no dia-a-dia e as intervenções coletivas (com a comunidade e rede de apoio social), entre outros.
Objetivos
Objetivo Geral:
Garantir o conhecimento sobre o Autocuidado e a Diabetes como doença crônica multicausal e com multimorbidades, bem como reconhecer o seu impacto para o indivíduo, os profissionais de saúde e o sistema de saúde.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a Diabetes como doença crônica multicausal e com multimorbidades;
- Conhecer as razões para ampliar o estímulo do autocuidado no diabético;
- Reconhecer o papel da equipe no Apoio ao Autocuidado;
- Conhecer a proposta de Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC);
- Identificar as principais características associadas a uma prática clínica adequada para o estímulo ao autocuidado do Diabetes.
Conteúdo
Unidade 01 - Por que estimular o autocuidado no Diabetes?
Unidade 02 - Você faz uma clínica adequada para estimular o autocuidado?
Unidade 03 - Como promover o autocuidado no dia-a-dia?
Unidade 04 - Intervenções coletivas, com a comunidade e rede de apoio social
Unidade 05 - Acompanhamento do autocuidado no Diabetes Mellitus
Como nos organizamos
METODOLOGIA: Cada unidade conterá recursos multimídias como vídeo-aulas. Disponibilizamos ainda, questionários em cada uma das unidades.
Créditos
Instituições Parceiras