Informações Gerais

  • 30h
  • A partir de 21/4/2018
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O módulo traz a discussão da Educação Interprofissional em Saúde como abordagem estratégia no contexto da reorientação da formação e do trabalho em saúde, apresentando seu histórico, bases teórico-conceituais e metodológicas e as competências que podem ser pensadas em iniciativas de Educação Interprofissional em Saúde. A proposta do módulo é fazer esse debate em permanente articulação com a realidade da formação e do trabalho em saúde, estimulando o pensamento crítico, reflexivo por meio da aprendizagem significativa dos alunos, reforçando o compromisso político de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos

Objetivo geral

O módulo tem como objetivo geral realizar uma primeira aproximação das bases teórico-conceituais e metodológicas da Educação Interprofissional em Saúde como fundamento para o desenvolvimento de competências colaborativas.

Objetivos específicos

• Discutir as especificidades do trabalho em saúde frente às complexas e dinâmicas necessidades de saúde.

• Apresentar os fundamentos da Educação Interprofissional e das práticas colaborativas em saúde.

• Discutir as competências colaborativas importantes para o trabalho em saúde.

Conteúdo

UNIDADE 1: AS COMPLEXAS E DINÂMICAS NECESSIDADES EM SAÚDE

Aula 01 – Elementos norteadores do trabalho em saúde

Aula 02 – O trabalho em saúde e suas especificidades

Aula 03 – A formação profissional em saúde para o trabalho em equipe

UNIDADE 2: EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E SUAS BASES TEÓRICO-CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS

Aula 01 – Educação Interprofissional em Saúde: uma primeira aproximação

Aula 02 – Conceito de Educação Interprofissional em Saúde: uma breve incursão

Aula 03 – Elementos-chave para a Educação Interprofissional

UNIDADE 3: A COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO FUNDAMENTO PARA O EFETIVO TRABALHO EM EQUIPE

Aula 01 – Bases para a compreensão da colaboração e das práticas colaborativas

Aula 02 – Interdependência entre Educação Interprofissional e prática colaborativa

Aula 03 – Competências colaborativas para o trabalho em saúde

Como nos organizamos

Metodologia

A metodologia a ser empregada durante o módulo abrange os processos descritos a seguir.

• Leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto.

• Reflexão sobre a realidade da formação e do trabalho em saúde.

• Avaliações autoinstrucionais.

Recursos

O Curso adotará diversos recursos para trabalhar com os temas centrais do módulo, entre eles:

• Vídeos

• Animações

• Jogos

• Leituras complementares

Avaliação

O módulo é autoinstrucional e a avaliação será realizada ao final de cada unidade a partir de questões que abordem as discussões trabalhadas nas aulas.

• O sistema de avaliação irá fornecer feedback de forma que esse processo de avaliação também se configure como parte do processo de aprendizagem dos alunos.