Informação geral
- 30h
- Desde a 21/4/2018
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
O módulo traz a discussão da Educação Interprofissional em Saúde como abordagem estratégia no contexto da reorientação da formação e do trabalho em saúde, apresentando seu histórico, bases teórico-conceituais e metodológicas e as competências que podem ser pensadas em iniciativas de Educação Interprofissional em Saúde. A proposta do módulo é fazer esse debate em permanente articulação com a realidade da formação e do trabalho em saúde, estimulando o pensamento crítico, reflexivo por meio da aprendizagem significativa dos alunos, reforçando o compromisso político de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivos
Objetivo geral
O módulo tem como objetivo geral realizar uma primeira aproximação das bases teórico-conceituais e metodológicas da Educação Interprofissional em Saúde como fundamento para o desenvolvimento de competências colaborativas.
Objetivos específicos
• Discutir as especificidades do trabalho em saúde frente às complexas e dinâmicas necessidades de saúde.
• Apresentar os fundamentos da Educação Interprofissional e das práticas colaborativas em saúde.
• Discutir as competências colaborativas importantes para o trabalho em saúde.
Recurso educacional aberto (REA)
Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)
Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.
Conteúdo
UNIDADE 1: AS COMPLEXAS E DINÂMICAS NECESSIDADES EM SAÚDE
Aula 01 – Elementos norteadores do trabalho em saúde
Aula 02 – O trabalho em saúde e suas especificidades
Aula 03 – A formação profissional em saúde para o trabalho em equipe
UNIDADE 2: EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E SUAS BASES TEÓRICO-CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
Aula 01 – Educação Interprofissional em Saúde: uma primeira aproximação
Aula 02 – Conceito de Educação Interprofissional em Saúde: uma breve incursão
Aula 03 – Elementos-chave para a Educação Interprofissional
UNIDADE 3: A COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO FUNDAMENTO PARA O EFETIVO TRABALHO EM EQUIPE
Aula 01 – Bases para a compreensão da colaboração e das práticas colaborativas
Aula 02 – Interdependência entre Educação Interprofissional e prática colaborativa
Aula 03 – Competências colaborativas para o trabalho em saúde
Como nos organizamos
Metodologia
A metodologia a ser empregada durante o módulo abrange os processos descritos a seguir.
• Leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto.
• Reflexão sobre a realidade da formação e do trabalho em saúde.
• Avaliações autoinstrucionais.
Recursos
O Curso adotará diversos recursos para trabalhar com os temas centrais do módulo, entre eles:
• Vídeos
• Animações
• Jogos
• Leituras complementares
Avaliação
• O módulo é autoinstrucional e a avaliação será realizada ao final de cada unidade a partir de questões que abordem as discussões trabalhadas nas aulas.
• O sistema de avaliação irá fornecer feedback de forma que esse processo de avaliação também se configure como parte do processo de aprendizagem dos alunos.
Créditos
Instituições Parceiras