Informação geral
- 80h
- Desde a 22/3/2018
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
O curso busca fomentar o debate sobre os princípios teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional na dinâmica do fazer docente dos cursos de graduação em saúde. O debate sobre Educação Interprofissional em Saúde - EIP vem ganhando força em todo o mundo e desenvolver o corpo docente para adoção e fortalecimento da EIP se configura enquanto abordagem estratégica no contexto da reorientação da formação e do trabalho em saúde. Por ter como publico-objetivo docentes e gestores dos cursos de graduação em saúde e preceptores que recebem alunos de graduação nos cenários de prática do Sistema Único de Saúde, o curso tem como objetivo estimular a elaboração de projetos de intervenção na realidade do trabalho e da formação em saúde a fim de aproveitar as potências das instituições de ensino superior brasileiras e do SUS para adoção da educação interprofissional em saúde. O movimento de pensar a realidade será importante no sentido de intensificar a articulação com a realidade da formação e do trabalho em saúde, estimulando o pensamento crítico, reflexivo por meio da aprendizagem significativa dos alunos, reforçando o compromisso político de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivos
Objetivo geral
Atualizar docentes e gestores dos cursos de graduação em saúde e preceptores que recebem alunos de graduação em saúde sobre as bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional em saúde.
Objetivos específicos
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Identificar potências e fragilidades dos cursos da saúde de instituições de ensino superior do Brasil para adoção de iniciativas de educação interprofissional em saúde;
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Fornecer subsídios teórico-conceituais e metodológicos para planejamento e execução de iniciativas de educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde;
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Discutir aspectos centrais do desenvolvimento docente como forma de fundamentar iniciativas sólidas e efetivas de educação interprofissional em saúde;
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Elaborar de forma colaborativa e interativa projetos de intervenção da educação interprofissional em saúde nas IES brasileiras.
Conteúdo
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE
Aula 01 – Começando a conhecer a medicação tecnológica
Aula 02 – Educação Interprofissional em Saúde: uma primeira aproximação
UNIDADE 2: PERSPECTIVA TEÓRICO-CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE
Aula 01 – Porque pensar a interprofissionalidade?
Aula 02 – Contextualizando o trabalho em saúde
Aula 03 – Educação Interprofissional: entendendo seu conceito
Aula 04 – Dimensões que envolvem a efetivação das iniciativas de Educação Interprofissional
UNIDADE 3: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS QUE DIALOGAM COM A EDUCAÇÃO INTERPROFISISONAL
Aula 01 – Possibilidades de mudanças da prática docente.
Aula 02 – Reflexão sobre o modelo de formação baseado em competências, estratégias educacionais de ensino, aprendizagem e avaliação que dialogam com a EIP.
Aula 03 – Experimentação de estratégias educacionais que dialogam com a EIP.
Aula 04 – Construção do Plano de Aula.
UNIDADE 4: "EXPERIMENTAR” CAMINHOS E PROPOR INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE – EIP
Aula 01 – Contexto da formação em saúde e implementação da EIP: Macro determinantes da EIP;
Aula 02 – Contexto da formação em saúde e implementação da EIP: Meso e Micro determinantes da EIP;
Aula 03 – Planejamento de uma iniciativa de EIP
Aula 04 – "Experimentar” caminhos e propor iniciativas de EIP
Como nos organizamos
Metodologia
A metodologia a ser empregada durante a disciplina abrange os processos descritos a seguir.
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Leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto.
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Reflexão sobre a realidade da formação e do trabalho em saúde.
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Participação em fóruns.
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Envio de atividade ao tutor.
Recursos
O Curso adotará diversos recursos para trabalhar com os temas centrais do módulo, entre eles:
• Vídeos
• Quadrinhos
• PDFs
• Leituras complementares
Avaliação
Durante todo o curso o aluno é acompanhado e orientado por um tutor. A avaliação é processual e envolve aspectos relacionados à participação nas atividades propostas, assiduidade no acesso ao AVASUS, envio das atividades ao tutor, conforme prazo limite estabelecido em cada aula.
O tutor irá realizar feedback de forma que esse processo de avaliação também se configure como parte do processo de aprendizagem dos alunos.