Informação geral
- 40h
- Desde a 16/3/2018
- Para ESTUDANTE, FISIOTERAPEUTA 13 mais
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
Trata-se de um curso autointrucional com a finalidade de facilitar a aquisição de habilidades no manejo da estimulação precoce em crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, decorrentes da Síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias. O curso foca na abordagem familiar, nas habilidades de comunicação, no exame físico, avaliação, técnicas para a estimulação precoce e desenvolvimento de recursos terapêuticos e adaptação de materiais. Além de incentivar o reconhecimento à importância da integralidade do cuidado e das Redes de Atenção à Saúde.
Objetivos
A capacitação de profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada para atendimento de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, atuando na prevenção de futuras comorbidades e no desenvolvimento de habilidades, por meio da estimulação precoce.
Conteúdo
Unidade 01 - Estimulação Precoce de Bebês
Unidade 02 - A equipe multiprofissional no contexto do cuidado e na avaliação da criança
Unidade 03 – Avaliando e Estimulando: sensorial e cognitivo
Unidade 04 – Avaliando e estimulando: orofacial e motor
Unidade 05 – Tecnologias assistivas
Como nos organizamos
O curso foi desenvolvido com base nos pressupostos da Aprendizagem Significativa e Andragogia. A metodologia dialética foi utilizada com ferramenta norteadora para construção dos objetos de aprendizagem, tais como: Aulas interativas, Vídeo aulas, vídeos de animação, textos e atividades de fixação.