Informações Gerais

Sobre o curso

Trata-se de um curso autointrucional com a finalidade de facilitar a aquisição de habilidades no manejo da estimulação precoce em crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, decorrentes da Síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias. O curso foca na abordagem familiar, nas habilidades de comunicação, no exame físico, avaliação, técnicas para a estimulação precoce e desenvolvimento de recursos terapêuticos e adaptação de materiais. Além de incentivar o reconhecimento à importância da integralidade do cuidado e das Redes de Atenção à Saúde.

Objetivos

A capacitação de profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada para atendimento de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, atuando na prevenção de futuras comorbidades e no desenvolvimento de habilidades, por meio da estimulação precoce.

Conteúdo

Unidade 01 - Estimulação Precoce de Bebês

Unidade 02 - A equipe multiprofissional no contexto do cuidado e na avaliação da criança

Unidade 03 – Avaliando e Estimulando: sensorial e cognitivo

Unidade 04 – Avaliando e estimulando: orofacial e motor

Unidade 05 – Tecnologias assistivas

Como nos organizamos

O curso foi desenvolvido com base nos pressupostos da Aprendizagem Significativa e Andragogia. A metodologia dialética foi utilizada com ferramenta norteadora para construção dos objetos de aprendizagem, tais como: Aulas interativas, Vídeo aulas, vídeos de animação, textos e atividades de fixação.