Informação geral

  • 30h
  • Desde a 1/3/2018
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

o conteúdo deste módulo é voltado para profissionais dos serviços de saúde que necessitam se capacitar acerca de assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalho, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho e Emprego – NR-32.

Objetivos

Apresentar conceitos prevencionistas relacionados às atividades executadas em serviços de saúde, de forma a promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, conforme determina a NR-32, possibilitando ao aluno avaliar suas práticas no que se refere à segurança com que executa as atividades.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

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Conteúdo

UNIDADE 1 - Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho

Aula 1 - História da segurança do trabalho

Aula 2 - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

UNIDADE 2 - Acidentes de trabalho: causas, consequências e como evitá-los

Aula 1 - O que são os acidentes de trabalho?

Aula 2 - Causas dos acidentes de trabalho

Aula 3 - Conhecendo mais sobre os acidentes de trabalho

UNIDADE 3 - Classificação de riscos ocupacionais

Aula 1 - Riscos físicos e químicos

Aula 2 - Riscos biológicos e ergonômicos

Aula 3 - Riscos mecânicos ou de acidentes

UNIDADE 4 - Biossegurança e NR-32

Aula 1 - NR-32 e suas regras de segurança

Aula 2 - Biossegurança

Como nos organizamos

Recursos: textos, vídeos, imagens, infográficos e animações.

Avaliação: ao final de cada unidade, há dez questões para mensurar o aproveitamento do aluno em relação ao conteúdo apresentado. Também há avaliação do módulo como um todo e uma autoavaliação para mensurar o quanto o módulo foi proveitoso para o estudante.