Informação geral

  • 30h
  • Desde a 3/3/2018
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específicos na elaboração dos referidos cursos, sejam presenciais, sejam híbridos, sejam on-line, no que se refere à comunicação com o aluno. Além disso, o curso traz reflexão e discussão sobre utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, mostrando os recursos mais utilizados e suas principais características, a fim de subsidiar o docente em suas decisões quanto ao uso da tecnologia. Finalmente, são apresentados fundamentos para o planejamento da avaliação do processo ensino-aprendizagem em cursos mediados por tecnologia.

Objetivos

Objetivo geral

Fornecer diretrizes técnicas e pedagógicas para docência e elaboração de conteúdo e material didático em cursos mediados por tecnologia.

Objetivos específicos

Conhecer aspectos básicos do planejamento pedagógico e suas implicações na elaboração de material didático em cursos mediados por tecnologia;

Conhecer a linguagem e forma de comunicação adequados para material didático em cursos mediados por tecnologia;

Conhecer os recursos tecnológicos mais utilizados na construção de material didático em cursos mediados por tecnologia;

Conhecer tecnologias interativas utilizadas em cursos mediados por tecnologia;

Conhecer principais estratégias de avaliação dos processos de ensino e dos processos aprendizagem nos cursos mediados por tecnologia.

Conteúdo

UNIDADE 1

Planejamento pedagógico e comunicação: duas faces da mesma moeda

Aula1 – Conhecendo os aspectos fundamentais do planejamento pedagógico de um curso

Aula 2 – Pensando a comunicação e a linguagem em cursos mediados por tecnologia

Aula 3 – Os reflexos do planejamento pedagógico e comunicacional no material didático para EaD

UNIDADE 2

Pensando sobre os recursos tecnológicos utilizados em cursos mediados por tecnologia

Aula 1 – Conhecendo recursos tecnológicos mais utilizados no ensino mediado por tecnologia

Aula 2 – Conhecendo algumas tecnologias interativas e colaborativas disponíveis

UNIDADE 3

Avaliação da aprendizagem e estratégias avaliativas usando as TICs no ensino a distância, híbrido ou presencial

Aula 1 – O conceito de avaliação e suas funções no processo de ensino-aprendizagem

Aula 2Implicações do uso das TICs no processo de avaliação da aprendizagem e estratégias para avaliação da aprendizagem

Como nos organizamos

EMENTA: Aspectos essenciais do planejamento pedagógico de um curso mediado por tecnologia. A linguagem e a comunicação em cursos mediados por tecnologia. Recursos tecnológicos utilizados na construção de material didático. Estratégias de avaliação do processo ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA: O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Serão utilizadas metodologias ativas de ensino a ser desenvolvidas pela utilização de estratégias pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de concepções e compreensões por meio de participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, em especial, a proposição de atividades práticas.

RECURSOS: Textos dialogais; vídeos; quiz; tarefas; palavras-cruzadas; infográficos; ilustrações; animações.

AVALIAÇÃO: Avaliação continuada por meio de tarefas práticas e questionários de autoavaliação.

NOME DO CONTEUDISTA: Akynara Aglaé Burlamaqui, Aline Pinho Dias.