Informações Gerais

  • 30h
  • 1269 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 2/3/2018
  • sem discussões
  • 529 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público
  • Investimento do curso: R$ 52.138,46
  • Investimento por aluno: R$ 41,09

Sobre o curso

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, assim como as principais teorias que lhes dão suporte. Esperamos que você as avalie criticamente e, conhecendo algumas mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem utilizados nessas modalidades educacionais com mediação das tecnologias de informação e comunicação, possa incorporá-las à sua prática educacional.

Objetivos

Objetivo geral:

Preparar educadores para a gestão e a docência de cursos a distância.

Objetivos específicos:

Conhecer as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e os paradigmas teóricos que lhes dão suporte.

Analisar criticamente as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias.

Estabelecer a cronologia do surgimento e a evolução dessas modalidades.

Conhecer e avaliar as mídias e os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem utilizados nas várias modalidades educacionais com tecnologias.

Experienciar algumas modalidades de educação com mediação tecnológica.

Conteúdo

UNIDADE 1 – Educação a Distância ou Educação sem distância?

Aula 1 – Começando o percurso... o que é Educação a Distância?

Aula 2 – Breve história da EaD

Aula 3 – Por uma Educação “sem distância”

UNIDADE 2 – Formas de ensinar e aprender com mediação das tecnologias de informação e comunicação

Aula 1 – Educação integralmente a distância, e-learning ou autoinstrucional

Aula 2 – Educação semipresencial, b-learning, blended learning ou híbrida

Aula 3 – Educação móvel, m-learning ou mobile learning

UNIDADE 3 – Mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem

Aula 1 – Mídias digitais... um conceito importante para quem ensina e para quem aprende

Aula 2 – Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: conceito, características e utilização na Educação

Aula 3 – Características da aprendizagem utilizando tecnologias de informação e comunicação

UNIDADE 4 – Utilização da mediação tecnológica nas variadas ofertas educacionais

Aula 1 – GeoGebra: uma maneira fácil de ensinar e aprender Matemática

Aula 2 – Jogos para facilitar a aprendizagem da Língua Portuguesa

Aula 3 – Criação de um site ou de um blog educativo

Como nos organizamos

EMENTA: As diversas modalidades de ofertas educacionais com mediação de tecnologias de informação e comunicação, a cronologia do seu surgimento e da sua evolução e os paradigmas teóricos que lhes dão suporte. Avaliação crítica dessas modalidades: vantagens, exequibilidade, pontos negativos. Mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Observação e análise de experiências práticas.

METODOLOGIA: O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções e apresentado de maneira agradável.

Cada uma das quatro unidades do Módulo é dividida em três aulas. Em cada aula, você terá um conteúdo básico, bem explicadinho e uma atividade de autoavaliação para que possa acompanhar o seu progresso em termos de aprendizagem.

Essas atividades são objetivas e virão acompanhadas de um gabarito para que você possa fazer a autocorreção.


RECURSOS:

Vídeo

Ilustrações

Criação de um percurso para o desenvolvimento do Módulo (sob a forma de um jogo em etapas)

AVALIAÇÃO: Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.


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  • 120h
  • 3196
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  • 40h
  • 760
  • 4246

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UFRN / SEDIS / LAIS / OPAS / OMS / MEC / REIP / MPES
  • 30h
  • 3277
  • 12419

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  • 1368

Este módulo pretende formar para a gestão e para a docência de cursos a distância. Vamos conceituar e discutir de forma crítica a aprendizagem mediada pelas tecnologias de inf Ver mais

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UFRN / SEDIS / LAIS
  • 30h
  • 1956
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  • 6h
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  • 15h
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