Informação geral
- 30h
- Desde a 2/3/2018
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, assim como as principais teorias que lhes dão suporte. Esperamos que você as avalie criticamente e, conhecendo algumas mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem utilizados nessas modalidades educacionais com mediação das tecnologias de informação e comunicação, possa incorporá-las à sua prática educacional.
Objetivos
Objetivo geral:
Preparar educadores para a gestão e a docência de cursos a distância.
Objetivos específicos:
• Conhecer as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e os paradigmas teóricos que lhes dão suporte.
• Analisar criticamente as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias.
• Estabelecer a cronologia do surgimento e a evolução dessas modalidades.
• Conhecer e avaliar as mídias e os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem utilizados nas várias modalidades educacionais com tecnologias.
• Experienciar algumas modalidades de educação com mediação tecnológica.
Conteúdo
UNIDADE 1 – Educação a Distância ou Educação sem distância?
Aula 1 – Começando o percurso... o que é Educação a Distância?
Aula 2 – Breve história da EaD
Aula 3 – Por uma Educação “sem distância”
UNIDADE 2 – Formas de ensinar e aprender com mediação das tecnologias de informação e comunicação
Aula 1 – Educação integralmente a distância, e-learning ou autoinstrucional
Aula 2 – Educação semipresencial, b-learning, blended learning ou híbrida
Aula 3 – Educação móvel, m-learning ou mobile learning
UNIDADE 3 – Mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem
Aula 1 – Mídias digitais... um conceito importante para quem ensina e para quem aprende
Aula 2 – Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: conceito, características e utilização na Educação
Aula 3 – Características da aprendizagem utilizando tecnologias de informação e comunicação
UNIDADE 4 – Utilização da mediação tecnológica nas variadas ofertas educacionais
Aula 1 – GeoGebra: uma maneira fácil de ensinar e aprender Matemática
Aula 2 – Jogos para facilitar a aprendizagem da Língua Portuguesa
Aula 3 – Criação de um site ou de um blog educativo
Como nos organizamos
EMENTA: As diversas modalidades de ofertas educacionais com mediação de tecnologias de informação e comunicação, a cronologia do seu surgimento e da sua evolução e os paradigmas teóricos que lhes dão suporte. Avaliação crítica dessas modalidades: vantagens, exequibilidade, pontos negativos. Mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Observação e análise de experiências práticas.
METODOLOGIA: O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções e apresentado de maneira agradável.
Cada uma das quatro unidades do Módulo é dividida em três aulas. Em cada aula, você terá um conteúdo básico, bem explicadinho e uma atividade de autoavaliação para que possa acompanhar o seu progresso em termos de aprendizagem.
Essas atividades são objetivas e virão acompanhadas de um gabarito para que você possa fazer a autocorreção.
RECURSOS:
Vídeo
Ilustrações
Criação de um percurso para o desenvolvimento do Módulo (sob a forma de um jogo em etapas)
AVALIAÇÃO: Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.