Informação geral
- 30h
- Desde a 27/2/2016
- Para FISIOTERAPEUTA OU TERAPEUTA OCUPACIONAL, FISIOTERAPEUTA 11 mais
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
A atenção domiciliar é um importante meio de garantir a equidade na assistência à população. Pensando nos profissionais que atuam neste serviço - e também em você, gestor, que deseja implementar ou já implementou um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) em seu município - este módulo destaca e aprofunda debates sobre gerenciamento e implementação do SAD.
Este serviço demanda o estabelecimento de acordos, pactos, fluxos e protocolos de assistência. Da mesma forma, a seleção e a contratação de profissionais, bem como o cadastro no SCNES e a capacitação dessas pessoas, são fundamentais para a formação das Equipes de Atenção Domiciliar. O monitoramento e a avaliação tornam-se ferramentas indispensáveis nesse processo, subsidiando a tomada de decisão fundamentada e sistematizada.
Objetivos
Subsidiar o processo de implantação e gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) integrado à rede de atenção à saúde.
Conteúdo
Unidade 1 - ESTABELECIMENTO DE PACTOS E FLUXOS
Unidade 2 - COMPOSIÇÃO E FORMAÇÃO DA EQUIPE DO SAD
Unidade 3 - DIVULGAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO SAD
Como nos organizamos
METODOLOGIA: Cada unidade conterão textos e vídeo-aulas. Disponibilizamos, ainda, autoavaliações nas unidades. Além disso, apresentamos materiais para complementar os estudos.
RECURSOS: Vídeos tutoriais, questionários, resumos, textos online.
AVALIAÇÃO: A avaliação ao final do módulo.
CRÉDITOS: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
COMPETÊNCIAS: Ao final espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a importância de garantir infraestrutura de funcionamento do SAD; eleger critérios de admissão dos usuários do SAD, identificar elementos da rede de atenção à saúde (RAS) essenciais ao bom desempenho do SAD e estabelecer fluxos de acesso e de informação dos usuários do SAD e os diversos pontos de atenção da RAS.
Créditos
Instituições Parceiras