Informação geral

  • 32h
  • Desde a 27/2/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Uma oportunidade para entender os aspectos relacionados ao HPV, sua relação com o câncer do colo do útero e a necessidade de operacionalizar a campanha de vacinação contra o vírus.

 

Neste módulo também é possível conhecer aspectos relacionados ao registro nominal da vacinação e à cobertura vacinal. A prevenção contra o Papilomavírus Humano é uma importante estratégia de saúde pública, levando-se em consideração que o câncer de colo de útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheres no Brasil.

Objetivos

Garantir a apreensão do conhecimento clínico sobre a definição, etiopatogenia, fisiopatologia, manifestações clínicas, formas de transmissão, formas de prevenção, tratamento e complicações.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Unidade 01 - Papilomavírus Humano (HPV) e o câncer do colo do útero

Unidade 02 - Vacinação contra o HPV

Unidade 03 - Registro Nominal de Vacina

Como nos organizamos

METODOLOGIA: Cada unidade conterá uma vídeo-aula. Disponibilizamos ainda, autoavaliações em cada uma das unidades, no item “Teste seus Conhecimentos”.  Haverá fóruns de discussão em cada unidade, espaços para incitar e ampliar debastes sobre a temática HPV. Além disso, apresentamos materiais nas ferramentas “Biblioteca” e “Multimídia” para complementar os estudos.

RECURSOS: Videos tutoriais, questionários, resumos, textos online, fóruns.

AVALIAÇÃO: A avaliação está estruturada em forma de autoavaliação da aprendizagem no item “Teste seus Conhecimentos”, de forma contínua/processual em final de cada unidade de estudo. A realização das autoavaliações são necessárias para contabilização de progressão no módulo.

COMPETÊNCIAS: Ao final do curso o aluno (a) deverá ter apreendido a abordagem clínica e terapêutica adequada no HPV, bem como ser capaz de tomar decisões terapêuticas necessárias no processo de seguimento clínico.