Informação geral
- 30h
- Desde a 2/3/2018
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Este módulo pretende formar para a gestão e para a docência de cursos a distância. Vamos conceituar e discutir de forma crítica a aprendizagem mediada pelas tecnologias de informação e comunicação, tão modernas e intensamente presentes nas vidas de todos nós, valorizando a sua apropriação pelos professores. Conhecendo as características das atividades educacionais que as utilizam, pretendemos que os alunos adquiram conhecimentos, habilidades e atitudes para torná-los educadores capacitados e motivados para a docência com a utilização de recursos de interação e mediação tecnológica.
Objetivos
Objetivo geral
Preparar educadores para a gestão e a docência de cursos a distância.
Objetivos específicos
• Definir mediação tecnológica, ensino e aprendizagem.
• Relacionar mediação tecnológica e interação nas atividades educacionais.
• Identificar as características da aprendizagem mediada por tecnologias digitais.
• Desenvolver competências básicas para a gestão do ensino e da aprendizagem com mediação tecnológica.
• Distinguir as principais características das atividades educacionais com mediação tecnológica.
• Valorizar a apropriação social da ciência e da tecnologia
Conteúdo
UNIDADE 1 - Começando a conhecer a mediação tecnológica
Aula 1 – As revolucionárias tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Aula 2 – Essa tal mediação tecnológica...
Aula 3 – Interação, interatividade e outros temperos do ensino e da aprendizagem
UNIDADE 2 – Mediação tecnológica: sim ou não?
Aula 1 – Tecnologias na sala de aula? Não!
Aula 2 – Tecnologias na sala de aula? Sim!
Aula 3 – Tecnologias na sala de aula. Vamos experimentar?
UNIDADE 3 – Competências para ensinar com o apoio das tecnologias de informação e comunicação
Aula 1 – Conversa sobre os saberes do professor
Aula 2 – Uso da mediação tecnológica; um novo perfil docente
Aula 3 – Sobre o processo de inclusão das TIC nas práticas do professor
UNIDADE 4 – Utilizando a mediação tecnológica em atividades educacionais: alguns exemplos
Aula 1 – A mediação pedagógica por meio de uma ferramenta tecnológica que amplia a aquisição da linguagem: o wiki
Aula 2 – A mediação pedagógica com a utilização de vídeos educativos
Aula 3 – A mediação pedagógica utilizando visitas guiadas na internet no ensino de História
Como nos organizamos
METODOLOGIA:
O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso, as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções e apresentando-o de maneira agradável.
Cada uma das quatro unidades do Módulo é dividida em três aulas. Na aula, você terá um conteúdo básico, bem explicadinho e uma atividade de autoavaliação para que possa acompanhar o seu progresso em termos de aprendizagem.
Essas atividades são objetivas e virão acompanhadas de um gabarito para que você possa fazer a autocorreção.
RECURSOS:
Vídeos, criação de personagens, histórias em quadrinhos, infográficos, ilustrações, PDFs interativos
AVALIAÇÃO:
Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.