Informações Gerais

  • 15h
  • A partir de 9/12/2017
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O brincar é muito importante para a criança e precisa ser levado a sério. Tanto o brincar quanto a brincadeira fazem parte do próprio desenvolvimento infantil - a criança se desenvolve por meio da brincadeira. 

O processo de estimulação da criança não ocorre somente nos serviços de saúde. É fundamental que os pais, a partir da orientação dada pelos profissionais nos atendimentos às crianças, realizem em casa atividades que estimulem o desenvolvimento infantil. 

Assim, o módulo foi desenvolvido com foco em famílias com crianças que tenham microcefalia ou outras condições de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir a importância do brincar e da participação da família para o processo de estimulação precoce das crianças com Microcefalia e/ou outras condições, agravos de saúde que interfiram no desenvolvimento neuropsicomotor. 

Objetivos Específicos:

- Compreender a importância do envolvimento e participação familiar no programa de estimulação precoce.
- Identificar o brincar e a brincadeira como recursos importantes a ser utilizados para o desenvolvimento infantil.

Conteúdo

O brincar e a participação familiar no desenvolvimento infantil

A Importância do Brincar para o desenvolvimento Infantil

A participação da família no programa de estimulação precoce

A participação da família no desenvolvimento infantil

Como nos organizamos

METODOLOGIA: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

RECURSOS UTILIZADOS: Serão utilizados os seguintes recursos: videoaulas, textos complementares, vídeos da multimídia.

AVALIAÇÃO: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, é disponibilizado ao aluno questionário ao final de cada unidade de estudo. Os questionários abordam questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário.