Informação geral
- 15h
- Desde a 8/12/2017
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
O brincar é muito importante para a criança e precisa ser levado a sério. Tanto o brincar quanto a brincadeira fazem parte do próprio desenvolvimento infantil - a criança se desenvolve por meio da brincadeira.
O processo de estimulação da criança não ocorre somente nos serviços de saúde. É fundamental que os pais, a partir da orientação dada pelos profissionais nos atendimentos às crianças, realizem em casa atividades que estimulem o desenvolvimento infantil.
Assim, o módulo foi desenvolvido com foco em famílias com crianças que tenham microcefalia ou outras condições de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor.
Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir a importância do brincar e da participação da família para o processo de estimulação precoce das crianças com Microcefalia e/ou outras condições, agravos de saúde que interfiram no desenvolvimento neuropsicomotor.
Objetivos Específicos:
- Compreender a importância do envolvimento e participação familiar no programa de estimulação precoce.
- Identificar o brincar e a brincadeira como recursos importantes a ser utilizados para o desenvolvimento infantil.
Conteúdo
O brincar e a participação familiar no desenvolvimento infantil
A Importância do Brincar para o desenvolvimento Infantil
A participação da família no programa de estimulação precoce
A participação da família no desenvolvimento infantil
Como nos organizamos
METODOLOGIA: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS UTILIZADOS: Serão utilizados os seguintes recursos: videoaulas, textos complementares, vídeos da multimídia.
AVALIAÇÃO: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, é disponibilizado ao aluno questionário ao final de cada unidade de estudo. Os questionários abordam questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário.