Informações Gerais

  • 60h
  • A partir de 30/10/2017
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

A inovação na área da saúde foi o tema central de todas as discussões da 1ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde, realizada em Natal-RN, em agosto de 2017. O evento, promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), reuniu os principais nomes internacionais da área de inovação, trazendo aspectos de extrema relevância para a saúde em todo o mundo. Entre conferências e debates, foram observados os três pilares fundamentais para o desenvolvimento da inovação: gestão, educação e tecnologia.
Cada um desses pilares proporcionou, ao longo da Conferência, trocas de experiências e relatos de casos bem sucedidos, com a participação, entre outros, de Adriano Massuda, pós-doutorando na Escola de Saúde de Harvard; de Gard Titlestad, Secretário Geral do International Council for Open and Distance Education (ICDE); do Dr. Ricardo Cury, CEO do Miami Cardiac and Vascular Institute; e de Anne Boyer, professora de Ciência da Computação na Universidade de Lorraine, França, e referência mundial no assunto.
Com a repercussão positiva dos três dias de evento, o LAIS abre, para o acesso do público em geral, os principais conteúdos da Conferência, disponibilizados neste curso de extensão. Assim, espera-se compartilhar com o maior número de pessoas as valiosas informações trocadas durante o evento e proporcionar mais uma ferramenta para a formação de profissionais do setor, tendo em vista a urgente necessidade de incentivo à realização de mais pesquisas e experiências na área de inovação tecnológica em saúde no Brasil.

Objetivos

Proporcionar debates e experiências relacionados aos três pilares fundamentais para o desenvolvimento da inovação apresentados na 1ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde : gestão, educação e tecnologia.

Conteúdo

UNIDADE 1 – DIA 1: 21 DE AGOSTO DE 2017

AULA 1: Introdução – Palestra de abertura

UNIDADE 2 – DIA 2: 22 DE AGOSTO DE 2017

AULA 1: O desenvolvimento da pesquisa e da inovação na Escola de Saúde Pública de Harvard: o que temos para aprender e o que temos para ensinar

AULA 2: Os desafios da inovação em saúde no Brasil: o papel das universidades e a relação com o setor produtivo

AULA 3: Tecnologias para gestão da educação na saúde

AULA 4: Os desafios dos Recursos Humanos em Saúde

AULA 5: Inovação, Transformação e Cidadania Digital

UNIDADE 3 – DIA 3: 23 DE AGOSTO DE 2017

AULA 1: Inovação e educação transformadora para um mundo sustentável

AULA 2: Educação mediada por tecnologias e a Agenda 2030 da ONU

AULA 3: Ecossistemas de aprendizagem

AULA 4: Pesquisa, inovação e avaliação em Saúde

AULA 5: A Inovação Tecnológica no MIT e as diferenças com o Brasil

Como nos organizamos

RECURSOS

Vídeos de palestras, mesas redondas, biblioteca com resumos de textos científicos e vídeos complementares.


AVALIAÇÃO
Ao final do curso, o (a) aluno (a) deverá realizar uma atividade para receber o certificado de participação.