Informação geral
- 8h
- Desde a 19/7/2017
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
Curso estará disponível em breve.
A partir da ação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, as estratégias de estimulação precoce têm o objetivo de ajudar os profissionais da Atenção à Saúde no trabalho de estimulação às crianças de zero a 3 anos de idade com microcefalia e, portanto, com alterações, ou potenciais alterações, no desenvolvimento neuropsicomotor e em seus efeitos relacionais e sociais (BRASIL, 2016).
Entendemos ainda a importância de facilitar a aquisição de habilidades para o manejo da estimulação precoce aos familiares e cuidadores, assim, além da capacitação em modalidade à distância para os profissionais, é oferecido um curso presencial para multiplicadores (profissionais). Estes, como estão mais próximos do atendimento direto, prepararão familiares e cuidadores para o cuidado com as crianças.
Objetivos
Capacitar profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos com quadro suspeito ou confirmado de Síndrome Congênita do zika vírus (SCZv).
Conteúdo
Unidade 1 - Estimulação Precoce de Bebês
Unidade 2 - A equipe Multiprofissional no contexto do cuidado
Unidade 3 - Avaliando e Estimulando
Unidade 4 - Ações especiais
Como nos organizamos
O curso on-line, foi desenvolvido com base nos pressupostos da Aprendizagem Significativa e Andragogia. A metodologia dialética foi utilizada com ferramenta norteadora para construção dos objetos de aprendizagem apresentados.
Aulas interativas, Vídeo aulas, vídeos de animação, textos e atividades de fixação.