Informação geral

Sobre o curso

Curso estará disponível em breve.

A partir da ação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, as estratégias de estimulação precoce têm o objetivo de ajudar os profissionais da Atenção à Saúde no trabalho de estimulação às crianças de zero a 3 anos de idade com microcefalia e, portanto, com alterações, ou potenciais alterações, no desenvolvimento neuropsicomotor e em seus efeitos relacionais e sociais (BRASIL, 2016).

Entendemos ainda a importância de facilitar a aquisição de habilidades para o manejo da estimulação precoce aos familiares e cuidadores, assim, além da capacitação em modalidade à distância para os profissionais, é oferecido um curso presencial para multiplicadores (profissionais). Estes, como estão mais próximos do atendimento direto, prepararão familiares e cuidadores para o cuidado com as crianças.

Objetivos

Capacitar profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos com quadro suspeito ou confirmado de Síndrome Congênita do zika vírus (SCZv).

Conteúdo

Unidade 1 - Estimulação Precoce de Bebês

Unidade 2 - A equipe Multiprofissional no contexto do cuidado

Unidade 3 - Avaliando e Estimulando

Unidade 4 - Ações especiais

Como nos organizamos

O curso on-line, foi desenvolvido com base nos pressupostos da Aprendizagem Significativa e Andragogia. A metodologia dialética foi utilizada com ferramenta norteadora para construção dos objetos de aprendizagem apresentados.

Aulas interativas, Vídeo aulas, vídeos de animação, textos e atividades de fixação.

Créditos

Instituições Parceiras

Licença: cc by-nc-sa