Informações Gerais

  • 60h
  • A partir de 18/7/2017
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Uma introdução sobre o uso seguro das plantas medicinais e fitoterápicos, fortalecendo ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, o curso promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICS, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem. Esse módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em conformidade com os princípios estabelecidas para a Educação Permanente.

 

Objetivos

Este módulo visa orientar o ACS sobre a importância do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos, disponibilizando informações básicas sobre cultivo de plantas medicinais, assim como orientações sobre a preparação e o uso de remédios caseiros, além de promover o intercâmbio e troca de experiências sobre o papel dos Agentes Comunitários de Saúde no uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos na atenção básica de saúde.

 

Conteúdo

APRESENTAÇÃO

CASO 1 - ACS JOANA: DESCOBRINDO E MAPEANDO OS FITOTERÁPICOS USADOS NA COMUNIDADE

CASO 2 - NA REUNIÃO DE EQUIPE: EXPLORANDO AS ATRIBUIÇÕES DOS ACS

CASO 3 - DONA VERÔNICA: PREPARO DE PLANTAS MEDICINAIS

CASO 4 - DONA BENTA: DOSE CERTA, RESULTADO ADEQUADO

CASO 5 - ACS MARGARIDA E DONA ODETE: DIABETES

CASO 6 - DONA LÚCIA: PREPARANDO UM LAMBEDOR

CASO 7 - SR JOÃO: INTOXICAÇÃO POR FITOTERÁPICOS

AVALIAÇÃO

Como nos organizamos

Metodologia: Cada uma das unidades temáticas é formada por história em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.

Recursos: História em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns.

Avaliação: Ao final há dois questionários, um referente à avaliação do módulo e outro com a autoavaliação para você mensurar o quanto o módulo foi proveitoso, além de um espaço para relatos como o módulo pôde auxiliá-lo na sua prática diária.