Informações Gerais

  • 360h
  • 394 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 23/1/2018
  • Para ALUNOS PEPSUS
  • Com Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

O curso de Especialização em Saúde da Família possui duração de 48 semanas, com carga horária total de 360h (trezentos e sessenta horas), sendo 345h (trezentos e quarenta e cinco horas) a distância, via Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

A especialização está organizada em três eixos: Eixo I – Investigação em Atenção Primária à Saúde; Eixo II – Itinerários Formativos na Atenção à Saúde; Eixo III – Gestão em Atenção Primária à Saúde. Além disso, o curso possui módulos obrigatórios e módulos optativos, que produzem um itinerário formativo.

O tempo de dedicação a distância obrigatório é de, no mínimo, 8h (oito horas) semanais, e 15h (quinze horas) presenciais a serem cumpridas no seminário de apresentação do trabalho de conclusão de curso.

A proposta pedagógica da especialização sustenta-se em uma base clínica e de saúde coletiva e, transversalmente ao curso: promoção da saúde e vigilância à saúde, atenção à demanda espontânea e programada, educação em saúde, gestão do cuidado e controle social, planejamento, monitoramento e avaliação com foco nos indicadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ.


Saiba mais sobre o PEPSUS em <www.pepsus.lais.ufrn.br>.


Objetivos

Objetivo geral

Favorecer a consolidação e aprimoramento da Atenção Primária à Saúde como reorientadora do modelo de Atenção à Saúde por meio da qualificação para a Estratégia de Saúde da Família no cuidado, na gestão e participação popular com base clínica e de saúde coletiva consoante ao perfil de multiplicador de saberes nos egressos do Programa.

 

Objetivos específicos

- Qualificar as equipes da Estratégia de Saúde da Família com foco nas mudanças positivas nas práticas nos territórios do SUS.
- Fortalecer a educação permanente enquanto prática transformadora da realidade das equipes de Saúde da Família.
- Instrumentalizar as equipes de Saúde da Família em ferramentas de diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação com fins do aprimoramento da gestão participativa e do cuidado nos territórios.
- Implementar intervenções baseadas nas situações de saúde dos territórios.
- Promover e reincorporar ações de promoção à saúde e vigilância em saúde na prática diária da Estratégia de Saúde da Família.
- Promover e reincorporar o trabalho em equipe e a qualificação das ferramentas de humanização na prática diária da Estratégia de Saúde da Família.

Conteúdo

Integração ao AVASUS e PEPSUS

Atenção à Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde.

Políticas Públicas de Saúde e Reforma Sanitária.

Atenção à Saúde do Idoso na Atenção Primária à Saúde.

Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Territorialização.

Abordagem do Câncer na Atenção Primária à Saúde.

Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.

Observação na Unidade de Saúde.

Tópicos Especiais em Saúde da Família.

Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada.

Monitoramento e Avaliação.

Planejamento Reprodutivo, Pré-natal e Puerpério.

Seminário de Apresentação do TCC.

Atenção à Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento.

Como nos organizamos

RECURSOS

O curso de Especialização em Saúde da Família sustenta-se em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e requerem do aluno atitude proativa, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas.

Os conteúdos são apresentados por meio de situação problema, textos, vídeos, animações, infográficos e outros recursos que facilitam a aprendizagem.

O aluno do PEPSUS também dispõe do recurso “Dra. PepLu Responde”, que o auxilia nas dúvidas clínicas do dia a dia.

O PEPSUS também agrega outras ferramentas de conhecimento disponíveis para o Sistema Único de Saúde, como o Portal Saúde Baseada em Evidências – PSBE, disponibilizando links e textos que estimulem o acesso ao Portal, como também a Rede PEPSUS, incentivando os alunos a compartilharem experiências que irão se transformar em seu Trabalho de Conclusão de Curso.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo progressivo, por meio da frequência e desempenho nas diferentes atividades propostas: fóruns, questionários, upload de tarefas subjetivas, entre outras. A atividade final de cada módulo caracteriza-se por uma microintervenção realizada no serviço em que o aluno atua. O conjunto dos relatos de experiência das microintervenções transforma-se no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Equipe PEPSUS

Coordenação Geral
Lyane Ramalho

Coordenação Pedagógica
José Adailton da Silva

Supervisão Pedagógica
Camyla Cristina Maia da Costa

Supervisão de Conteúdo
Eva Emanuela Lopes Cavalcante Feitosa

Supervisão Administrativa
Alana Ísis Oliveira Lemos Rodrigues
Arnaud Anderson Holanda de Abreu

Equipe de Matriciamento
Angelo Augusto Paula Do Nascimento
Cleyton Cézar Souto Silva
Daniele Vieira Dantas
Isaac Alencar Pinto
Juliana Ferreira Lemos

Módulos relacionados