Informação geral

Sobre o curso

O encontro entre profissional e usuário que se dá durante a consulta é a unidade essencial à prática clínica. Esse momento reúne apreensão e expectativa, ao mesmo tempo em que gera esperança e possibilidades. Apreensão e Expectativa que se expressam na medida em que um indivíduo compartilha sua fragilidade com outro, também dotado dos mesmos sentimentos, que recebe esse sofrimento e se propõe a cuidar. Um encontro em que as partes se reconhecem como iguais, por sua vez, desencadeia outros afetos aqui retratados como esperança e possibilidade, os quais culminam com o sucesso de uma consulta. A existência de uma barreira entre os protagonistas da consulta, por outro lado, inviabiliza o encontro e gera insucesso no cuidado. A abordagem a partir do método clínico centrado na pessoa considera as dimensões do indivíduo sob cuidado e o torna participante ativo do seu cuidado. Estudos demonstram que as consultas com esse espectro de abordagem geram maior satisfação para os profissionais e para os usuários, maior adesão ao tratamento, redução das angústias, entre outros efeitos. O presente módulo visa apresentar o método clínico centrado na pessoa e nos seus componentes, além de fortalecer o entendimento da consulta clínica como um encontro que tem na pessoa a sua principal razão de ser.

Objetivos

  • Compreender a especificidade de cada encontro entre profissional e pessoa como único;

  • Diferenciar a abordagem centrada na pessoa da abordagem centrada no modelo biomédico;

  • Reconhecer os passos do método clínico centrado na pessoa e desenvolver a abordagem a partir do método;

  • Decidir qual será a melhor abordagem a partir das necessidades apresentadas pelo paciente.

Conteúdo

UNIDADE 1: APRESENTANDO UM NOVO CONTEXTO DE ATENDIMENTO: INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLINICO CENTRADO NA PESSOA

UNIDADE 2: IMPLEMENTANDO UMA NOVA ABORDAGEM: COMPONENTES UM E DOIS

 UNIDADE 3: AMPLIANDO O ESPECTRO DA CONSULTA: COMPONENTES TRÊS E QUATRO

UNIDADE 4: RECONHECENDO OS DESAFIOS E TRABALHANDO EXPECTATIVAS: CONCLUSÃO

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O módulo será desenvolvido por meio de quatro unidades com aulas expositivas baseadas em uma situação-problema apresentada no início do módulo. Após cada unidade, serão realizadas avaliações com o objetivo de ajudar o aluno a exercitar o conhecimento apresentado na aula.

RECURSOS

Os recursos necessários para o estudo do módulo são dois. Quais sejam: computador com disponibilidade de internet e caixa de som.