Informação geral

  • 30h
  • Desde a 13/5/2021
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este módulo se destina aos profissionais das equipes de Saúde da Família/NASF e abordará as principais doenças emergentes hoje no Brasil (as arboviroses dengue, Zika vírus e chikungunya). Será utilizada a metodologia de Educação a Distância e materiais de apoio como textos, vídeos, gráficos, infográficos e figuras. O material abordará o manejo dessas doenças emergentes na atenção primária à saúde (APS) por meio de quatro unidades, as quais discutirão aspectos que vão desde a epidemiologia, as manifestações clínicas e o manejo clínico. Também discutirá a organização do processo de trabalho na atenção primária à saúde na abordagem das arboviroses com ênfase no trabalho em equipe, o acesso e o acolhimento, bem como a vigilância e a educação em saúde.

Objetivos

  • Descrever as arboviroses (dengue; Zika; chikungunya), identificando-as como doenças emergentes de importância clínica e epidemiológica no Brasil e no mundo.

  • Listar os elementos básicos para identificação dos quadros suspeitos, realização do diagnóstico diferencial e identificação das situações que irão merecer maiores cuidados.

  • Aplicar o cuidado prestado às pessoas acometidas pelas arboviroses na Atenção Primária à Saúde, com ênfase nos aspectos clínicos, de promoção da saúde, vigilância em saúde, educação em saúde e acolhimento.

  • Planejar o manejo clínico das arboviroses na atenção básica e a organização do processo de trabalho na atenção primária à saúde na abordagem das arboviroses.

Conteúdo

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO ÀS ARBOVIROSES
Aula 1: Conceitos gerais das arboviroses
Aula 2: Características e epidemiologia das principais arboviroses

UNIDADE 2 – MANEJO CLÍNICO DAS ARBOVIROSES NA ATENÇÃO BÁSICA
Aula 1: Dengue
Aula 2: Chikungunya
Aula 3: Zika vírus

UNIDADE 3 – ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA ABORDAGEM DAS ARBOVIROSES
Aula 1: O trabalho em equipe (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade)
Aula 2: Acesso, acolhimento e a rede de atenção à saúde

UNIDADE 4 – VIGILÂNCIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Aula 1: Introdução à vigilância em saúde
Aula 2: Definição de casos

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Módulo ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado à distância Moodle. Os estudantes construirão seu conhecimento a partir da situação problema apresentada no início do Módulo. Para isso, utilizarão textos, vídeos e realizarão atividades pedagógicas. Cada estudante poderá planejar suas atividades de acordo com sua disponibilidade de tempo.

RECURSOS

Textos complementares, linhas do tempo, infográficos e figuras.

AVALIAÇÃO

Questões de múltipla escolha que o aluno deverá responder ao fim de cada Unidade de estudo.

CERTIFICADO:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.