Informação geral

  • 30h
  • Desde a 4/2/2020
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este módulo propõe, conforme orientação do Ministério da Saúde do Brasil, uma atenção estratégica, combinando a triagem das infecções assintomáticas com o tratamento das IST sintomáticas e aids, além da abordagem de prevenção e tratamento junto aos parceiros. O conteúdo será apresentado em unidades que abordarão aspectos epidemiológicos e de diagnóstico, assim como tratamento e prevenção das principais síndromes e infecções associadas.

Objetivos

Compreender os aspectos epidemiológicos relacionados às IST; reunir sinais de sintomas na construção de hipóteses diagnósticas das diversas IST; identificar os principais tratamentos para as IST abordadas; propor medidas de prevenção para as IST.

Conteúdo

UNIDADE 1 – PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DAS IST E ABORDAGEM INICIAL DO PACIENTE COM IST ASSINTOMÁTICA
Aula 1: uma visão geral sobre o panorama epidemiológico das IST
Aula 2: abordagem inicial ao paciente com IST assintomática

UNIDADE 2 – MANEJO INTEGRAL DAS IST SINTOMÁTICAS
Aula 1: corrimento vaginal e corrimento uretral
Aula 2: úlceras genitais e verrugas genitais

UNIDADE 3 – SÍFILIS ADQUIRIDA, SÍFILIS NA GESTAÇÃO E SÍFILIS CONGÊNITA
Aula 1: sífilis adquirida e sífilis na gestação
Aula 2: sífilis congênita e associação de sífilis com HIV
Aula 3: prevenção das principais IST

UNIDADE 4 – MANEJO DO PACIENTE INFECTADO PELO HIV
Aula 1: história natural e diagnostico da infecção pelo HIV
Aula 2: abordagem inicial do paciente infectado pelo HIV e tratamento antirretroviral

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD), por meio da plataforma de ensino e aprendizagem AVASUS. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

RECURSOS: vídeos, hiperlinks e textos complementares.

AVALIAÇÃO: Aplicação de questionários contendo quatro questões de múltipla ou única escolha.

CERTIFICADO:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.