Informações Gerais

  • 30h
  • A partir de 30/8/2018
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo de Atenção à Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde tem como objetivo aproximar o profissional de saúde que atua na atenção primária do mundo do trabalho e dos diversos tipos de trabalhadores que podem ser atendidos pela equipe de saúde da família. O módulo está dividido em quatro unidades, com duas aulas em cada unidade, buscando responder às seguintes perguntas: como cuidar da saúde do trabalhador? O ambiente de trabalho traz riscos à saúde? Trabalho bom é trabalho seguro? Como o trabalhador adoece? Nesse sentido, é importante fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador, com ênfase na promoção da saúde, na prevenção de riscos e agravos à saúde do trabalhador e no incremento da notificação compulsória de agravos e doenças ocupacionais.

Objetivos

  • Conhecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).

  • Conhecer os riscos ocupacionais, o mapa de risco e as precauções padrão.

  • Identificar os tipos de acidentes de trabalho, reconhecendo o preenchimento adequado da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e das fichas de notificação compulsória.

  • Compreender a anamnese ocupacional.

  • Reconhecer noções dos protocolos da atenção básica para doenças profissionais.

Conteúdo

UNIDADE 1: COMO GARANTIR A SAÚDE DO TRABALHADOR?

Aula 1 – O TRABALHO E O SER HUMANO

Aula 2 – REDE NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR (RENAST)

UNIDADE 2: O AMBIENTE DE TRABALHO TRAZ RISCOS À SAÚDE?

Aula 1 – CONHECENDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA – PNSTT

Aula 2 – APRENDENDO SOBRE OS RISCOS OCUPACIONAIS

UNIDADE 3: TRABALHO BOM É TRABALHO SEGURO!

Aula 1 – QUAIS OS TIPOS DE ACIDENTES DE TRABALHO?

Aula 2 – A IMPORTÂNCIA DE NOTIFICAR!

UNIDADE 4: COMO O TRABALHADOR ADOECE?

Aula 1 – O QUE SÃO AS DOENÇAS OCUPACIONAIS?

Aula 2 – CONHECENDO AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCUPACIONAIS.

Como nos organizamos

METODOLOGIA: Curso disponibilizado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

RECURSOS: Textos básicos e complementares; jogos interativos; questionário; casos clínicos; histórias em quadrinhos; infográfico; ilustrações; animações.

AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá ao final de cada unidade e será composta por questionários autoinstrucionais, corrigidos pelo sistema e revisados pelo aluno.