Informação geral

  • 30h
  • Desde a 7/6/2018
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

A Atenção à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade é o tema deste módulo que contempla desde a caracterização geral da população penitenciária, perpassando pelas principais políticas públicas voltadas para essa população, além de considerar reflexões penitentes para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. A Atenção Básica desenvolve um papel fundamental junto a essas políticas, possibilitando atenção e assistência de forma adequada, promovendo a saúde e prevenindo doenças e agravos junto às pessoas privadas de liberdade. Assim, reconhecer a amplitude desse tema, atentar-se para as necessidades de saúde da população penitenciária, assim como aproximar o profissional de saúde do tema e desses indivíduos, estão entre as contribuições deste módulo.

Objetivos

Geral

  • Desenvolver competências para garantir atenção integral à pessoa privada de liberdade no território;


Específicos

  • Conhecer o contexto histórico e legal da assistência à saúde prisional brasileira;
  • Caracterizar o cenário da Assistência Prisional Nacional na atualidade;
  • Identificar os principais agravos e necessidades específicas que acometem às pessoas privadas de liberdade;
  • Identificar as atribuições da equipe da ESF quanto ao acolhimento e cuidado às pessoas privadas de liberdade.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

UNIDADE I – ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E CENÁRIO DA ASSISTÊNCIA PRISIONAL NACIONAL
Aula 1: Cenário da Assistência Prisional Nacional
Aula 2: Contexto histórico e legal da assistência à saúde prisional brasileira

UNIDADE II – ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM PRIVADO DE LIBERDADE
Aula 1: Principais agravos que acometem o homem em situação de aprisionamento
Aula 2: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado ao homem privado de liberdade

UNIDADE III – ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER PRIVADA DE LIBERDADE
Aula 1: Principais agravos que acometem a mulher em situação de aprisionamento
Aula 2: O cuidado do binômio mãe/ filho na situação da maternidade vivenciada em privação de liberdade
Aula 3: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado à mulher privada de liberdade

UNIDADE IV – SAÚDE MENTAL DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Aula 1: Principais demandas de saúde mental de pessoas privadas de liberdade
Aula 2: O instituto de psiquiatria forense
Aula 3: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado às demandas de saúde mental de pessoas privadas de liberdade

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros. A avaliação se dará ao final de cada unidade, por meio de questões de múltipla escolha, as quais terão o feedback dos conteudistas.

RECURSOS
Textos; animações; linha do tempo; jogos; entre outros.

AVALIAÇÃO
A avaliação se dará ao final de cada unidade, por meio de questões de múltipla escolha, com os respectivos feedbacks, com a finalidade de favorecer o aprendizado dos cursistas.

CERTIFICADO:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.