Informação geral
- 30h
- Desde a 21/2/2020
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Neste módulo vamos dialogar sobre os procedimentos de enfermagem na atenção Primária à Saúde no sentido de fortalecer e aprimorar a qualidade da atenção ofertada aos indivíduos/famílias. A proposta é, a partir dos conhecimentos e das experiências prévias, dialogar sobre a teoria e a prática de realização de procedimentos de enfermagem, a fim de refletir sobre o fazer cotidiano, suscitando mudanças positivas nas práticas de enfermagem ofertadas nos microespaços da APS e construindo novas bases teórico-conceituais que possam ressignificar a dinâmica de realização dos procedimentos de enfermagem nas equipes de saúde da família. Para tanto, discutiremos temas relacionados a: administração de medicamentos na APS; técnicas de administração de medicamentos; administração de penicilina benzatina na APS; coleta de citopatológico; inserção e troca de sondas na APS; manejo de drenos na APS; e ostomias no cuidado domiciliar. Vamos trabalhar esses temas de uma forma ativa, buscando sempre discutir a partir da realidade em que você está inserido, fazendo assim o diálogo entre a prática e a teoria, de modo a permitir a construção de uma aprendizagem significativa. Vamos adotar várias possibilidades de reflexão desses temas, tais como situação-problema, vídeos, narrativas, estudos de caso, leituras complementares e outros métodos de ensino e aprendizagem que possam trabalhar essa discussão de uma forma comprometida com a adoção de uma lógica de educação em saúde transformadora no contexto da APS.
Objetivos
Ao final do módulo, o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender os aspectos teóricos que envolvem a realização dos procedimentos de enfermagem na APS;
• Conhecer as competências necessárias para a realização de procedimentos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde, inclusive no cuidado domiciliar;
• Construir habilidades para executar os procedimentos de enfermagem de forma segura, primando pela qualidade dos procedimentos realizados, seja na unidade de saúde ou no domicílio.
Recurso educacional aberto (REA)
Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)
Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.
Conteúdo
UNIDADE 1: ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
AULA 1 – Administração de medicamentos na APS e equipamentos de proteção individual;
AULA 2 – Técnicas de administração de medicamentos e administração de penicilina benzatina na APS.
UNIDADE 2: REFLETINDO SOBRE A COLETA DE CITOLOGIA ONCÓTICA NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO
AULA 1 – Coleta de citologia oncótica: saberes necessários;
AULA 2 – Coleta de citologia oncótica: dialogando com a prática.
UNIDADE 3: REFLETINDO SOBRE A INSERÇÃO DE SONDAS NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO
AULA 1 – A administração segura de medicamento e os nove certos;
AULA 2 – Medidas adicionais para a prática segura de administração de medicamento.
UNIDADE 4: CUIDADO COM DRENOS E OSTOMIAS: REFLEXÕES E SABERES NECESSÁRIOS
AULA 1 – O manejo de drenos na APS;
AULA 2 – Ostomias no cuidado domiciliar.
Como nos organizamos
METODOLOGIA
Este módulo será autoinstrucional. O módulo terá início com uma situação-problema que irá nortear a discussão de todas as aulas. Também serão adotados outros recursos que possam estimular a reflexão dos alunos, tais como vídeos, narrativas, estudos de caso, leituras complementares e textos que possam subsidiar e fortalecer a discussão, estimulando o repensar das práticas de enfermagem e o seu compromisso com a oferta de uma atenção de qualidade capaz de atender as necessidades de saúde dos indivíduos/famílias.
RECURSOS
- Situação-problema;
- Textos complementares;
- Sugestões de vídeos;
- Animações;
- Infográficos