Informações Gerais

  • 30h
  • A partir de 21/2/2020
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Neste módulo vamos dialogar sobre os procedimentos de enfermagem na atenção Primária à Saúde no sentido de fortalecer e aprimorar a qualidade da atenção ofertada aos indivíduos/famílias. A proposta é, a partir dos conhecimentos e das experiências prévias, dialogar sobre a teoria e a prática de realização de procedimentos de enfermagem, a fim de refletir sobre o fazer cotidiano, suscitando mudanças positivas nas práticas de enfermagem ofertadas nos microespaços da APS e construindo novas bases teórico-conceituais que possam ressignificar a dinâmica de realização dos procedimentos de enfermagem nas equipes de saúde da família. Para tanto, discutiremos temas relacionados a: administração de medicamentos na APS; técnicas de administração de medicamentos; administração de penicilina benzatina na APS; coleta de citopatológico; inserção e troca de sondas na APS; manejo de drenos na APS; e ostomias no cuidado domiciliar. Vamos trabalhar esses temas de uma forma ativa, buscando sempre discutir a partir da realidade em que você está inserido, fazendo assim o diálogo entre a prática e a teoria, de modo a permitir a construção de uma aprendizagem significativa. Vamos adotar várias possibilidades de reflexão desses temas, tais como situação-problema, vídeos, narrativas, estudos de caso, leituras complementares e outros métodos de ensino e aprendizagem que possam trabalhar essa discussão de uma forma comprometida com a adoção de uma lógica de educação em saúde transformadora no contexto da APS.

Objetivos

Ao final do módulo, o aluno deverá ser capaz de:

• Compreender os aspectos teóricos que envolvem a realização dos procedimentos de enfermagem na APS;

• Conhecer as competências necessárias para a realização de procedimentos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde, inclusive no cuidado domiciliar;

• Construir habilidades para executar os procedimentos de enfermagem de forma segura, primando pela qualidade dos procedimentos realizados, seja na unidade de saúde ou no domicílio.

Conteúdo

UNIDADE 1: ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
AULA 1 – Administração de medicamentos na APS e equipamentos de proteção individual;

AULA 2 Técnicas de administração de medicamentos e administração de penicilina benzatina na APS.

UNIDADE 2: REFLETINDO SOBRE A COLETA DE CITOLOGIA ONCÓTICA NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO
AULA 1 – Coleta de citologia oncótica: saberes necessários; 
AULA 2 – Coleta de citologia oncótica: dialogando com a prática.

UNIDADE 3: REFLETINDO SOBRE A INSERÇÃO DE SONDAS NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO 
AULA 1 – A administração segura de medicamento e os nove certos;

AULA 2 – Medidas adicionais para a prática segura de administração de medicamento.

UNIDADE 4: CUIDADO COM DRENOS E OSTOMIAS: REFLEXÕES E SABERES NECESSÁRIOS
AULA 1 – O manejo de drenos na APS;

AULA 2 – Ostomias no cuidado domiciliar.

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Este módulo será autoinstrucional. O módulo terá início com uma situação-problema que irá nortear a discussão de todas as aulas. Também serão adotados outros recursos que possam estimular a reflexão dos alunos, tais como vídeos, narrativas, estudos de caso, leituras complementares e textos que possam subsidiar e fortalecer a discussão, estimulando o repensar das práticas de enfermagem e o seu compromisso com a oferta de uma atenção de qualidade capaz de atender as necessidades de saúde dos indivíduos/famílias.

RECURSOS

  • Situação-problema;
  • Textos complementares;
  • Sugestões de vídeos;
  • Animações; 
  • Infográficos