Categoria criada para alocar todos os módulos que estão em produção na plataforma avasus.ufrn.br
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O módulo de qualificação em Termalismo Social/Crenoterapia é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente.

Foi elaborado em 08 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde a conceituação de Termalismo Social e Crenoterapia até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde.

O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

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O módulo de Atualização de Enfermagem em Nefrologia proporcionará à equipe de enfermagem uma revisão e a atualização de conteúdos considerados essenciais nesta área, como a anatomia e fisiologia renal, descrição da insuficiência renal e sua classificação, além de o diagnóstico e tratamento da Injúria Renal Aguda (IRA) e da Doença Renal Crônica (DRC). Abordará ainda, de forma sucinta, as modalidades dialíticas de substituição e/ou manutenção da função renal. 

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Este curso foi desenvolvido visando preparar profissionais da saúde e da educação para promoverem o acompanhamento da audição de crianças em idade escolar. A Atenção Básica tem um papel essencial no apoio para a identificação da deficiência auditiva e do Transtorno do Processamento Auditivo que possam estar ocorrendo no contexto escolar e contribuindo para o baixo desempenho acadêmico. O curso está organizado em 4 unidades, totalizando 14 aulas, as aulas foram elaboradas para autoaprendizagem, a fim de que cada um possa seguir o seu ritmo.

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A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o primeiro documento de uma pessoa, um cidadão, e tem informações fundamentais para toda a sua vida. A DNV, documento oficial nacional, contém dados que são base do registro civil e também epidemiológicos, que subsidiam ações de saúde, sociais e educacionais voltadas à população materno-infantil.
Este curso foi desenvolvido para os profissionais responsáveis pelo preenchimento e digitação da DNV, gestores da saúde, estudantes da área da saúde e todos que pretendem analisar as informações relacionadas ao recém-nascido, à gestação e às condições de parto no Brasil.
Neste módulo serão apresentados a estrutura da Declaração de Nascido Vivo (DNV) e o correto preenchimento de todos os seus campos, enfatizando a importância dos dados sobre nascidos vivos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas.

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   Este módulo é voltado principalmente à qualificação de profissionais de saúde de nível superior que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o desenvolvimento de ações voltadas à indicação e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos, segundo suas competências profissionais como forma de ampliar e qualificar o cuidado à saúde da população. Serão aprofundados os estudos sobre a farmacologia de fitoterápicos e os parâmetros para a indicação e prescrição destes nos diversos sistemas orgânicos. O eixo central, portanto, estão nos conceitos sobre as ações terapêuticas, toxidez e interações relacionadas às plantas medicinais.

   O conteúdo dialoga com o processo de trabalho das equipes de ESF e NASF, e apresenta um conjunto de estudos de casos para que você possa refletir sobre o emprego de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento de diversas patologias. Na Etapa 2 deste Módulo, daremos continuidade a um dos fatores fundamentais que contribuem para a ampliação do uso de plantas medicinais e fitoterápicos que são a criação de programas e projetos relacionados à área, com a apresentação de três vídeos com experiências exitosas elaborados pelos estados e municípios visando a sua reflexão sobre a importância do planejamento no desenvolvimento de habilidades para a construção e implantação de projetos e programas que contemplem as plantas medicinais e fitoterápicos na área da saúde.

   O módulo conta com recursos didáticos elaborados por pesquisadores e profissionais de todo o país, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

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A complexidade atual da administração em saúde tem justificado a necessidade de um progressivo movimento de profissionalização da gestão em saúde, contribuindo com a formação de lideranças executivas que sejam capazes de promover uma ligação eficiente entre assistência com a qualidade e a gestão. Neste cenário, os gestores das organizações de saúde devem desenvolver ou aperfeiçoar competências (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes) para assumir a liderança de novos modelos de gestão e tornar os processos mais eficientes, criando valor aos pacientes e mantendo a sustentabilidade dos serviços de saúde.

A Segurança do Paciente é importante para guiar as ações dos gestores da saúde e para o Programa Nacional de Segurança do Paciente dentro das instituições ou secretarias e deve ser uma estratégia orientadora e clara para a melhoria da qualidade da assistência à saúde. O módulo gestão em saúde e segurança do paciente foi desenvolvido para o profissional que atua como gestor de serviços de saúde, seja ele no nível institucional, seja local das secretarias de saúde.

A qualidade e segurança do paciente são indissociáveis de uma gestão eficiente e centrada nas necessidades da população. Este curso baseou-se em evidências, diretrizes de sistemas de saúde mundiais, normativas vigentes e ilustrado por casos práticos, para questionar situações em busca de bons resultados. Traz reflexões sobre as boas práticas de gestão dos serviços de saúde, explicita as dimensões da qualidade e segurança do paciente, discute o contexto da (in)segurança do paciente bem como a gestão dos riscos nas atividades administrativas e operacionais. Objetiva-se que o conteúdo leve o cursista a ampliar a avaliação do cenário de atuação e instigue-o ao pensamento crítico, reflexivo e sistêmico, associado à adoção de ferramentas que apoiem a tomada de decisão e a melhoria da qualidade e segurança em saúde.



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    A Musicoterapia foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS por meio da Portaria nº 849, de 27 de Abril de 2017. Este módulo é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 06 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos em musicoterapia, desde o campo do conhecimento e a Musicoterapia como prática de Saúde até exemplos de práticas musicoterapêuticas com diferentes tipos de populações, em condições e necessidades de saúde variadas realizadas no Brasil.

   O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

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O curso de qualificação dos profissionais de saúde para aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no tratamento de feridas, é voltado para o fortalecimento de ações e serviços na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, qualificação da oferta do cuidado em feridas, interação e trocas de experiências na temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS, em ressonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC, e em conformidade com os princípios estabelecidos para as ações de Educação Permanente voltadas para os profissionais de saúde dos serviços no SUS. Foi elaborado na perspectiva da capacitação multidisciplinar de profissionais de saúde, de nível superior, atuantes prioritariamente na Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde - SUS, que tenham entre suas atribuições e competências profissionais resguardadas por seus respectivos conselhos de classe, o cuidado em feridas. No Brasil, entre outros fatores, o aumento da população idosa constitui fato que preocupa profissionais e gestores das Redes de Atenção à Saúde - RAS, uma vez que o envelhecimento da população é acompanhado pelo aumento na prevalência das feridas crônicas. O curso foi elaborado em dois grandes eixos, que compreendem as etapas 1 e 2, com suas respectivas unidades e aulas respectivamente. Abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos na temática das plantas medicinais e fitoterápicos, desde a linha do tempo do cuidado em feridas, o desenvolvimento e conceituação dos aspectos epidemiológicos, demográficos e sociais relacionados às feridas agudas e crônicas mais recorrentes nos serviços do Sistema Único de Saúde, até as dimensões de atuação desta importante prática integrativa e complementar em saúde. O curso é fruto de projeto estabelecido em parceria entre a Área de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

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Conhecimento sobre o uso da comunicação em saúde, conceituação, novas racionalidades, estratégias de comunicação em saúde, evidência e tradução do conhecimento sobre o uso racional de medicamentos e as estratégias necessárias para a sua promoção.

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A gestão de risco como fio condutor para o planejamento das ações de auditoria do SUS, bem como, do próprio processo de auditar, proporciona eficiência à auditoria interna. Você sabia que o conceito de eficiência passou a constituir os princípios da Administração Pública em 1998? A gestão de risco foi incorporada ao setor público em 2016. No âmbito da Saúde Pública seu marco é 2021 com a Política de Gestão de Risco do Ministério da Saúde. Diante desse cenário, este módulo educacional objetiva proporcionar a você, cursista, o entendimento da conexão entre eficiência e gestão de risco, e instrumentalizá-lo para a prática de auditoria baseada em risco. O que você vai aprender? Você irá estudar os conceitos de risco: inerente, residual, de controle, de detecção e de auditoria. Assim como, conhecer ferramentas da gestão de risco aplicadas à objetos de auditoria, como Matriz de Riscos e Controles e Inventário de Risco. O “spoiler” foi extenso e intenso, espero que você esteja pronto (a) para iniciar seus estudos.

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Noções gerais sobre os agravos sífilis; HIV/aids; hepatites virais; tuberculose com repercussões na saúde. Políticas de enfrentamento dos agravos: sífilis; HIV/AIDS; hepatites virais; tuberculose. Aspectos fundamentais da vigilância e especificidades de cada agravo. 

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Potencialidades da Estratégia da Saúde da Família no resgate da história de sucesso da vacinação no Brasil; Programa Nacional de Imunização; Integração da vigilância em saúde e atenção primária em saúde; calendário nacional de vacinação; cenário atual das coberturas vacinais no Brasil; principais aspectos de manejo do sarampo e características diferenciais com outras arboviroses.

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Elementos da comunicação e acolhimento de populações chave com HIV/AIDS. Aspectos conceituais e práticos do acolhimento a populações-chave. 

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Noções gerais sobre uso e distribuição de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Aspectos da qualidade de diagnóstico das IST por testes rápidos.Diagnóstico laboratorial das IST. Diagnóstico da sífilis. 

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Aspectos gerais da gestão de projetos sociais. Elementos conceituais e históricos do Sistema Único de Saúde (SUS). Princípios e diretrizes do SUS. 

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O módulo de qualificação em Automassagem é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 05 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde o histórico e conceituação de Automassagem até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde no SUS. O módulo é fruto de  parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e Ministério da Saúde, por meio do Núcleo Técnico Gestor da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

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O módulo de qualificação em Shantala é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 05 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde a conceituação de Shantala até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e Ministério da Saúde, por meio do Núcleo Técnico Gestor da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

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O módulo de qualificação em Meditação é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 04 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde a conceituação de Meditação até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de  parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e Ministério da Saúde, por meio do Núcleo Técnico Gestor da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

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A Reflexoterapia, também conhecida como Reflexologia, foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, por meio da Portaria nº 849 de 27 de Abril de 2017.O módulo de qualificação em Reflexoterapia/Reflexologia é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 05 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde o histórico e conceituação de Reflexoterapia/Reflexologia até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

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Neste módulo vamos apresentar as diversas formas de alimentar o recém-nascido prematuro, assim como introdução e manejo da alimentação nesses bebês tão pequenos, proporcionando, na medida do possível, uma dieta equilibrada, com um bom crescimento nutricional. Conheceremos melhor a fábrica do leite humano, entendendo o seu funcionamento e suas dificuldades no manejo.