Informação geral

  • 100h
  • Desde a 21/2/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O Módulo Introdução às PICS: Aromaterapia está elaborado em 08 unidades, abrange conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem desde o contexto histórico da aromaterapia até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde no cotidiano do cuidado.

Objetivos

Instrumentalizar profissionais de saúde, gestores, técnicos de coordenações de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) e demais interessados, com informações sobre a Aromaterapia, fortalecendo ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde com intuito de promover o acesso a informação de forma qualificada e segura. Desta maneira, pretende-se com este módulo ampliar a oferta de qualificação em PICS, garantindo o atendimento às diretrizes “3.2. Desenvolvimento de estratégias de qualificação em PICS para profissionais no SUS, em conformidade com os princípios e diretrizes estabelecidos para Educação Permanente”; e 3.3. Divulgação e informação dos conhecimentos básicos da PICS para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, considerando as metodologias participativas e o saber popular e tradicional”, da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Brasil, 2006). Importante ressaltar que esta oferta pedagógica trata-se de módulo introdutório, e que a habilitação para prática terapêutica utilizando os aromas depende da formação prévia do participante, estando de acordo com as orientações e resoluções dos conselhos de classe de cada categoria profissional, dentre outras normativas existentes.

Conteúdo

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e Conceitos Básicos em Aromaterapia

Unidade 2: Compreendendo a Aromaterapia: História da Aromaterapia e dos Óleos Essenciais (OEs)

Unidade 3: Métodos de Extração dos Óleos Essenciais e Vegetais

Unidade 4: Bases da Aromaterapia

Unidade 5: Como a Aromaterapia Age ao Nível Físico e Emocional

Unidade 6: Boas Práticas na Aromaterapia

Unidade 7: Aromaterapia na Prática dos Serviços de Saúde e Evidências Científicas em Aromaterapia

Unidade 8: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

Como nos organizamos

RECURSOS
Apresentações em slides; histórias em quadrinhos; vídeos; leitura complementar; questões múltipla escolha para autoavaliação.

ATIVIDADES
A avaliação será realizada através de dois questionários com questões objetivas e discursivas, um referente à avaliação do módulo e outro à autoavaliação. Através deles você poderá avaliar a sua dedicação e relatar quanto esse módulo foi proveitoso e importante para você.