Informação geral

  • 30h
  • Desde a 26/3/2020
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O curso aborda os principais aspectos do Programa Saúde na Escola, desde a origem até a implementação, com especial destaque para elementos estruturantes relacionados ao planejamento intersectorial e a construção dos espaços de governança para a gestão compartilhada do PSE pela saúde e a educação

Objetivos

Apresentar o Programa Saúde na Escola incentivando a implantação ou a ampliação do programa no município, além de destacar novas perspectivas na gestão, reconhecimento e enriquecimento da prática cotidiana.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

UNIDADE 1 – SAÚDE E EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO NA HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO DE CONTEXTO FAVORÁVEL À CRIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

AULA 1 – Breve história da Educação e da Saúde no Brasil
AULA 2 – Saúde e Educação: lastros institucionais do Programa Saúde na Escola

UNIDADE 2 – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

AULA 1 – Programa Saúde na Escola: início, objetivos, princípios e diretrizes 
AULA 2 – Aspectos estruturantes e implementação do Programa Saúde na Escola

UNIDADE 3 – ASPECTOS DO PLANEJAMENTO INTERSETORIAL: PROCESSOS PREPARATÓRIOS DA ADESÃO E MONITORAMENTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

AULA 1 – O que é planejamento 
AULA 2 – Monitoramento das ações do PSE 
AULA 3 – Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE: controle social e espaço de governança para ações intersetoriais

 

Como nos organizamos

Metodologia

Módulo autoinstrucional com exposição dialogada e apresentação de questões norteadoras.

Recursos

Textos dialogais, infográficos, gráficos, tabelas, vídeos, entre outros.

Avaliação

Ao longo das aulas e ao final de cada Unidade o cursista deverá responder, de forma discursiva, às perguntas apresentadas, associando, quando possível, a sua realidade local e experiência profissional.