Informação geral
- 30h
- Desde a 26/3/2020
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
O curso aborda os principais aspectos do Programa Saúde na Escola, desde a origem até a implementação, com especial destaque para elementos estruturantes relacionados ao planejamento intersectorial e a construção dos espaços de governança para a gestão compartilhada do PSE pela saúde e a educação
Objetivos
Apresentar o Programa Saúde na Escola incentivando a implantação ou a ampliação do programa no município, além de destacar novas perspectivas na gestão, reconhecimento e enriquecimento da prática cotidiana.
Recurso educacional aberto (REA)
Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)
Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.
Conteúdo
UNIDADE 1 – SAÚDE E EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO NA HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO DE CONTEXTO FAVORÁVEL À CRIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
AULA 1 – Breve história da Educação e da Saúde no Brasil
AULA 2 – Saúde e Educação: lastros institucionais do Programa Saúde na Escola
UNIDADE 2 – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
AULA 1 – Programa Saúde na Escola: início, objetivos, princípios e diretrizes
AULA 2 – Aspectos estruturantes e implementação do Programa Saúde na Escola
UNIDADE 3 – ASPECTOS DO PLANEJAMENTO INTERSETORIAL: PROCESSOS PREPARATÓRIOS DA ADESÃO E MONITORAMENTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
AULA 1 – O que é planejamento
AULA 2 – Monitoramento das ações do PSE
AULA 3 – Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE: controle social e espaço de governança para ações intersetoriais
Como nos organizamos
Metodologia
Módulo autoinstrucional com exposição dialogada e apresentação de questões norteadoras.
Recursos
Textos dialogais, infográficos, gráficos, tabelas, vídeos, entre outros.
Avaliação
Ao longo das aulas e ao final de cada Unidade o cursista deverá responder, de forma discursiva, às perguntas apresentadas, associando, quando possível, a sua realidade local e experiência profissional.