Informação geral

  • 100h
  • Desde a 11/12/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O módulo de qualificação em Terapia de Florais é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 09 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde o desenvolvimento e conceituação da Terapia de Florais até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Objetivos

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar todos os trabalhadores do SUS e proporcionar a construção do conhecimento sobre a Terapia de Florais para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário da Terapia de Florais ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que a Terapia de Florais pode estar presente em diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde e para a compreensão sobre o tema, dividimos pedagogicamente este módulo enfocando os seguintes conteúdos:

Conteúdo

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC);

Unidade 2: Base Teórica da Terapia de Florais;

Unidade 3: O Sistema Bach: Os 12 Curadores;

Unidade 4: O Sistema Bach: Os Sete Auxiliares;

Unidade 5: O Sistema Bach: Os 19 Complementares – Parte 1;

Unidade 6: O Sistema Bach: Os 19 Complementares – Parte 2;

Unidade 7: Outros Sistemas Florais e a Terapia de Florais no SUS;

Unidade 8: A Terapia de Florais na Prática do SUS; 

Unidade 9: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

Como nos organizamos

Metodologia: A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS, enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides; histórias em quadrinhos; vídeos aulas; vídeos de entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação: Será realizada da seguinte forma:

Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogue com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto.

Ao final do módulo: O cursista deverá responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

Certificado:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.