Informação geral
- 10h
- Desde a 22/7/2022
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Linha histórica e bases conceituais do PTS. Integração entre serviços e a articulação intersetorial. Etapas de construção do PTS. Singularidades e desafios na operacionalização do PTS. Acolhimento e escuta qualificada. Ferramentas para operacionalização do PTS.
Objetivos
Geral
Promover atualização dos profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros, acerca dos conceitos essenciais do PTS para a condução de casos complexos em gestantes, como estratégia para a eliminação de sífilis congênita.
Específicos
- Contextualizar o resgate histórico do PTS.
- Descrever as bases conceituais do PTS.
- Descrever o processo de integração entre serviços e a articulação intersetorial.
- Descrever o processo de organização de dados objetivos e elementos para a elaboração e desenvolvimento do PTS.
- Distinguir a pessoa e suas singularidades como foco principal e disparador das discussões compartilhadas e responsabilizadas entre todos os membros da equipe.
- Analisar e criar formas de superar os desafios que se apresentam em todas as etapas do processo de instituição do PTS.
Conteúdo
Unidade 1 – Resgate histórico e bases conceituais do PTS
Unidade 2 – PTS no cuidado em saúde
Unidade 3 – PTS na prática
Como nos organizamos
METODOLOGIA
Este módulo está sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, de modo autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, a partir da utilização de elementos visuais, auditivos, situação-problema e avaliações. O conteúdo é apresentado de forma integrada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e do pensamento crítico e reflexivo. Para isso, são utilizados casos simples e complexos decorrentes da prática clínica e da situação problema.
RECURSOS
Serão utilizados recursos audiovisuais e interativos.
AVALIAÇÃO
A avaliação é realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, com utilização de caso clínico para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado.
Créditos
Instituições Parceiras