Informação geral

  • 60h
  • Desde a 13/7/2020
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Neste módulo serão abordados o valor dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano, a importância de cuidar e investir nessa etapa da vida bem como os principais marcos legais relacionados à criança. Além disso, serão discutidos o papel da intersetorialidade e da integralidade nas políticas e ações relacionada à criança e o papel central da família no desenvolvimento infantil. Outro aspecto fundamental apresentado é a criação de um ambiente facilitador para construção do vínculo mãe-bebê e da importância do suporte social e de uma rede familiar. É dado destaque também ao uso da Caderneta da Criança como instrumento de acompanhamento da saúde da criança e valor ludicidade no desenvolvimento humano. Por fim, discutiremos a prevenção da violência e a promoção dos vínculos de afeto entre as crianças e os seus responsáveis.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Abordar, em caráter introdutório e sensibilizador, temas referentes à importância da promoção do desenvolvimento integral e integrado na Primeira Infância, em consonância com as políticas nacionais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência social por meio de atuação integrada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Dialogar sobre a importância de se investir na Primeira Infância;

- Conhecer os principais marcos legais relacionados à criança e sua família e entender como regulam as responsabilidades das instituições em torno do desenvolvimento na Primeira Infância;

- Evidenciar a importância da atenção integral e integrada na primeira infância, apresentando instrumentos para atenção à saúde, reflexões sobre o papel dos cuidadores e cuidados essenciais como investimento nesta fase da vida;

- Afirmar a centralidade da família enfatizando sua importância no cuidado da Primeira Infância e na construção de um ambiente afetivo e acolhedor para o desenvolvimento da criança;

- Mostrar a necessidade das interações positivas, do afeto, do vínculo, das experiências e da qualidade da relação com as pessoas que cercam e cuidam da criança;

- Refletir sobre o papel fundamental do segundo cuidador para oferecer apoio e compartilhar os cuidados com a mãe;

- Sensibilizar os/as profissionais da primeira infância sobre a importância de aperfeiçoar competências para o cuidado no acompanhamento do crescimento e estímulos ao desenvolvimento na primeira infância;

- Fortalecer/reconhecer a Caderneta da Criança como instrumento de acompanhamento que apoia e potencializa os cuidados essenciais à criança;

- Citar alguns cuidados essenciais como: cuidados com o recém-nascido; a amamentação; a alimentação dos bebês; cuidados no puerpério; o impacto da cultura do consumo na saúde das crianças e famílias e entrada na educação infantil;

- Refletir sobre a importância do brincar desde a primeira infância para as múltiplas dimensões (motora, sócio afetivo, comunicação, linguagem e cognitivo) para o desenvolvimento da criança;

- Abordar a importância da prevenção à violência contra criança.

Conteúdo

UNIDADE 01: PRIMEIRA INFÂNCIA, DESENVOLVIMENTO INFANTIL E NORMATIVOS LEGAIS.
AULA 1: Compreendendo a importância da primeira infância no desenvolvimento humano.
AULA 2: Normativas e legislações para Primeira Infância

UNIDADE 02: O PAPEL DA INTERSETORIALIDADE NA ARTICULAÇÃO DOS SERVIÇOS E A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
AULA 1: Intersetorialidade: a importância da articulação dos serviços para a atenção integral e integrada à criança
AULA 2: Família: protagonismo no cuidado e na promoção à vida

UNIDADE 03: AMBIENTE FACILITADOR, A CADERNETA E OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA A PROMOÇÃO E ATENÇÃO INTEGRAL NA INFÂNCIA
AULA 1: Ambiente facilitador
AULA 2: Cuidados essenciais para a promoção e atenção integral na Primeira Infância.

UNIDADE 04 O BRINCAR COMO ATIVIDADE ESSENCIAL DA CRIANÇA E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA
AULA 1: O brincar como atividade essencial da criança.
AULA 2: Prevenção da violência

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O curso será oferecido na modalidade de Educação a Distância de forma autoinstrucional, mediado por material didático, de forma a despertar reflexões e curiosidades. Ao final de cada unidade do curso serão realizadas avaliações com feedbacks automatizados aos participantes.

RECURSOS

Textos, vídeos, documentários, glossário, e leituras recomendadas.

AVALIAÇÃO

Em cada unidade haverá uma série de afirmações para serem marcadas como falsas ou verdadeiras. Tanto para as respostas corretas e incorretas haverá um parágrafo explicativo com a resposta correta.