Informação geral

  • 32h
  • Desde a 12/5/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

As Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME são insumos utilizados na saúde e relacionados a uma intervenção médica, odontológica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica, ocupando lugar de destaque aos inúmeros comprometimentos possíveis aos indivíduos.

Este módulo apresentará o ciclo dos processos de aquisição, acondicionamento e gestão de estoque, na perspectiva de aprimorar o planejamento e o controle de qualidade em todas as etapas desse processo.

Dessa forma, a qualificação do processo de Gestão da OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) objetiva proporcionar ferramentas para apoiar os trabalhadores na organização do processo de trabalho, em consonância com a adoção de boas práticas aos profissionais de nível médio e superior que trabalhem direta ou indiretamente nas atividades de aquisição, solicitação, recebimento, armazenagem, dispensação, utilização e controle de OPME.

Objetivos

Objetivo Geral:

Atualizar gestores e profissionais envolvidos nas atividades no ciclo dos processos de gestão da OPME na perspectiva de aprimorar o planejamento e o controle de qualidade em todas as etapas desse processo.

Objetivos Específicos: 

- Conhecer dispositivos normativos, metodologias e técnicas de planejamento e controle de qualidade voltados para a aquisição de OPME.

- Conhecer métodos de gestão e logística para controle da solicitação, recebimento,armazenagem, dispensação e rastreabilidade de OPME.

- Conhecer mecanismos de utilização e controle de uso relacionada à OPME.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Unidade 1: Conceitos, classificações e legislação relacionados à OPME , estruturas administrativas hospitalares da gestão das OPME e Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (SIGTAP): conceitos e utilização

Unidade 2: Metodologia e técnicas de planejamento para aquisição de OPME e especificações técnicas de planejamento para aquisição de OPME

Unidade 3: Ferramentas e dispositivos normativos para qualificação dos processos de aquisição de OPME.

Unidade 4: Métodos de gestão e logística de ações de abastecimento da unidade, para controle da solicitação, recebimento, armazenagem, distribuição, dispensação e controle de uso da OPME.

Como nos organizamos

METODOLOGIA: Cada unidade conterá um material com texto explicativo sobre diversos temas da Gestão de OPME, e, além disso, são disponibilizadas autoavaliações em cada uma das unidades. O módulo também conta com a utilização de vídeos explicativos sobre alguns dos procedimentos realizados nas atividades de gestão da OPME. Além disso, apresentamos materiais nas ferramentas “Biblioteca” e “Multimídia” para complementar os estudos.

RECURSOS: Textos explicativo, Animações, Vídeo Aulas.

ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação tem caráter processual. O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer de todo o módulo e ocorrerá por intermédio de itens de autoavaliações ao final de cada unidade. Cada uma dessas informará o aluno sobre o erro ou acerto da mesma. Caso o aluno deseje, terá a oportunidade de refazer cada uma das atividades autoavaliativas.