Informação geral

Sobre o curso

A estimulação precoce representa uma importante ação para o cuidado às crianças com microcefalia. Profissionais da atenção à saúde têm papel fundamental no acompanhamento da intervenção clínico-terapêutica e na orientação às famílias. 

O módulo aborda questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância de estimulação precoce, da equipe multiprofissional e da família no cuidado da criança com microcefalia; até temas relacionados ao desenvolvimento (auditivo, visual, motor, das funções manuais, da cognição e linguagem) e tipos de estimulação. 

Objetivos

Objetivo Geral: Instrumentalizar os profissionais das Redes de Atenção à Saúde do SUS, contribuindo no trabalho da estimulação precoce de crianças de 0 e 3 anos de idade com alterações do desenvolvimento neuropsicomotor. Embora com ênfase nas eventuais sequelas decorrentes da microcefalia pela Infecção do Vírus Zika, o conteúdo aqui reunido poderá também ser útil para o cuidado de crianças com outras condições ou agravos de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Conteúdo

O Módulo aborda conteúdos específicos que orientarão os profissionais das equipes multiprofissionais da Atenção Básica e da Atenção Especializada quanto ao acompanhamento e o monitoramento do desenvolvimento infantil.

O Módulo aborda conteúdos específicos para realização da Estimulação Precoce e orientação às famílias de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia e/ou outros agravos.

Como nos organizamos

Metodologia: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

Recursos:

Flash Player 20.0.0.267 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/flashplayer/

Java Versión 8 Update 66 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://www.java.com/en/download/manual.jsp

Adobe Acrobat Reader DC versão 2015.007.20033 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/reader/

Avaliação: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, foram planejadas avaliações, em formato de questionário, para cada unidade de estudo. Os questionários abordarão questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário.