Informação geral
- 30h
- Desde a 9/5/2018
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
A cicatrização tecidual é um processo complexo influenciado por diversos fatores que incluem desde alterações no local da lesão até aspectos mais globais, como alimentação e doenças crônicas. Saber avaliar os diferentes tipos de tecidos e lesões, bem como conhecer o modo de vida dos usuários acometidos por esses problemas é fundamental para a adoção de tratamento adequado. Nos serviços de atenção primária, o cuidado às pessoas com lesões pode se desenvolver tanto no interior das unidades básicas como no próprio domicílio do usuário, e em todos eles, é possível proporcionar uma assistência de qualidade. Desenvolver o cuidado à saúde nesse último cenário permite ainda a compreensão do contexto familiar e social dos usuários que vivem com tais agravos.
Objetivos
Espera-se que, após este módulo, você seja capaz de:
- Identificar os vários tipos de afecções que acometem a pele.
- Compreender a influência dos diferentes fatores locais e sistêmicos sobre as lesões.
- Adotar os tratamentos mais indicados para cada tipo de lesão.
- Atuar no cuidado à pessoa acometida por lesões no contexto da APS.
- Elaborar planos de cuidados individualizados de acordo com as necessidades de cada usuário.
- Desenvolver ações de educação em saúde voltadas para pessoas com tal agravo.
Recurso educacional aberto (REA)
Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)
Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.
Conteúdo
UNIDADE 1 – Avaliação de lesões em usuários da atenção básica
AULA 1 – Entendendo o processo de cicatrização tecidual
AULA 2 – Avaliação de pele e mucosas na UBS
UNIDADE 2 – Classificação das lesões
AULA 1 – Entendendo os diferentes aspectos a serem levados em consideração para classificar lesões
AULA 2 – Lesões por pressão: um mundo a desbravar.
UNIDADE 3 – Cuidados preventivos e multiprofissionais na abordagem das feridas na APS
AULA 1 – O cuidado ao usuário com lesões e as atribuições dos profissionais da APS
AULA 2 – Abordagem ao usuário com lesões nos membros inferiores
UNIDADE 4 – Tratamento de Feridas na APS
AULA 1 – Limpeza e cobertura de feridas: materiais e técnicas mais indicados.
AULA 2 – Quais os recursos disponíveis na APS para tratar os usuários com lesões?
Como nos organizamos
METODOLOGIA:
Serão utilizados situação problema e caso clínico interativo, com cenários e personagens que refletirão casos comuns de serem encontrados na rotina de trabalho na ESF, de modo a estimular a análise crítica não apenas sobre aspectos clínicos, mas também quanto ao contexto de vida dessas pessoas e à sua inserção na rede de atenção.
RECURSOS:
Serão utilizados textos, esquemas e infográficos para abordar o conteúdo de modo geral, e vídeos para as situações problema. Será estimulado o acesso ao Portal Saúde Baseada em Evidências, bem como a realização de consultas em bases de dados visando à leitura de literatura científica atualizada na área.
AVALIAÇÃO:
Considerando a natureza dos conteúdos, nas Unidades 1 e 2, a avaliação consistirá em questionário com perguntas de múltipla escolha, e nas Unidades 3 e 4, serão utilizados casos clínicos que terão, além de dados de anamnese e exame físico, imagens para ilustrar diferentes lesões que podem ser encontradas nos usuários atendidos na APS.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.