Informação geral
- 22h
- Desde a 23/2/2016
- Para
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
Este módulo trata das estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegypti, abordando os principais aspectos para prevenir a proliferação de focos e a transmissão de doenças transmitidas por ele. A sua importância é reforçada pelo contexto vivido no Brasil desde outubro de 2015, quando foi identificada a relação entre a infecção pelo Zika Vírus em mulheres grávidas (uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti) e casos de microcefalia em récem-nascidos.
Diante do atual contexto, o combate ao mosquito torna-se ainda mais necessário e urgente, tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.
Dessa forma, o combate ao mosquito, cuja relevância já se justificava devido à gravidade da dengue, torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.
Objetivos Específicos:
- Discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti;
- Desenvolver conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele;
- Trabalhar os aspectos relacionados à prevenção, medidas de controle e registro das informações;
- Ampliar a capacidade de comunicação e mobilização comunitária;
- Introduzir noções sobre os inseticidas utilizados, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
Conteúdo
Unidade 01: A importância de ACS no combate ao Aedes Aegypti
Unidade 02: Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas
Unidade 03: Prevenção, medidas de controle e registro das informações
Unidade 04: Estratégias de comunicação e mobilização comunitária
Unidade 05: Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
Como nos organizamos
METODOLOGIA:
O módulo é desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro conforme a distribuição das unidades acima, ou conforme o interesse específico do aluno por um determinado tópico. Para ter direito a certificado de conclusão, os alunos deverão estudar todos os conteúdos e realizar as atividades pedagógicas.
Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada em função dos questionários ao longo das unidades e por meio do pós-teste ao final do curso. A nota será o somatório dos questionários dividido por cinco, sendo que o resultado vale 50% da nota final e o pós-teste vale outros 50%, aplicado no final do curso. Serão considerados aprovados todos os alunos que obtiverem percentual de aproveitamento maior ou igual a 70%.
Créditos
Instituições Parceiras