Informação geral

Sobre o curso

O módulo Observação na Unidade de Saúde é mais um momento pedagógico sequencial de conhecimento progressivo de educação permanente do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS, no qual será apresentada ao aluno a Unidade de Saúde, inserida na estrutura organizativa do Sistema Único de Saúde (SUS), resgatando alguns pressupostos do módulo APS, ESF e Territorialização. Será a possibilidade de o aluno conhecer a Unidade de Saúde, enquanto ponto de Atenção na Rede de Serviços, apoderando-se de informações sobre sua organização e seu funcionamento, baseado em critérios que visam à melhoria do acesso e qualidade. O módulo tem carga horária de 30 horas e será desenvolvido em 4 (quatro) unidades. Cada unidade terá 8 horas de atividades, tendo ao seu final uma avaliação.

Objetivos

  • Realizar visita on-line aos espaços que compõem uma Unidade de Saúde.
  • Distinguir a Unidade de Saúde na estrutura organizativa do SUS.
  • Classificar a Unidade de Saúde de acordo com a tipologia.
  • Descrever os princípios organizativos para um bom funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).
  • Definir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e suas etapas.
  • Identificar os indicadores de avaliação e monitoramento na UBS.

Conteúdo

UNIDADE I: A UNIDADE DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS

AULA 1 – Conhecendo a Unidade de Saúde no âmbito da Rede de Atenção

AULA 2 – Fundamentos (parâmetros) a serem utilizados para tipificar a Unidade de Saúde

 

UNIDADE II: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE SAÚDE

AULA 1 – Estrutura física e ambiência da Unidade de Saúde

AULA 2 – Dimensão e serviços da Unidade de Saúde para uma localidade

 

UNIDADE III: MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE

AULA 1 – Atribuições da equipe e Grupos prioritários

AULA 2 – Parâmetros para Melhoria do Acesso e da Qualidade na AB

 

UNIDADE IV: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PERMANENTE NA UNIDADE DE SAÚDE

AULA 1 – Autoavaliação e Avaliação Externa da Unidade de Saúde

AULA 2 – Indicadores de Monitoramento e Desempenho na Unidade de Saúde

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Serão utilizadas aulas dialogais fundadas na proposta pedagógica de ensino ativo, segundo a qual, o aluno deverá ser continuamente questionado e levado a buscar o conhecimento, construindo autonomamente sua compreensão do conteúdo.

 

RECURSOS

Os conteúdos serão apresentados a partir da utilização de variados recursos interativos e dispositivos pedagógicos, característicos da modalidade de Educação a Distância – EaD, visando uma aprendizagem significativa. Para isso, utilizaremos: videoaula; visita on-line pelos espaços da Unidade de Saúde; encenação textual; checklist; atividades lúdicas interativas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo progressivo, a partir da participação dos alunos em fóruns, da análise das tarefas realizadas e de uma microintervenção ao final do módulo. Na conclusão de cada unidade, o aluno, pautado nos conhecimentos específicos, fará uma atividade avaliativa do tipo:

  • UNIDADE I – participação no Fórum Café da Saúde Coletiva.

  • UNIDADE II – Questionário autoinstrucional.

  • UNIDADE III – participação no Fórum Café da Saúde Coletiva. 

  • UNIDADE IV– Microintervenção. Elaboração, por parte do aluno em conjunto com a equipe, de um ciclo de melhoria da qualidade para sua Unidade de Saúde.