Informação geral

  • 10h
  • Desde a 22/7/2022
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Linha histórica e bases conceituais do PTS. Integração entre serviços e a articulação intersetorial. Etapas de construção do PTS. Singularidades e desafios na operacionalização do PTS. Acolhimento e escuta qualificada. Ferramentas para operacionalização do PTS.

Objetivos

Geral

Promover atualização dos profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros, acerca dos conceitos essenciais do PTS para a condução de casos complexos em gestantes, como estratégia para a eliminação de sífilis congênita.

Específicos

-  Contextualizar o resgate histórico do PTS.

- Descrever as bases conceituais do PTS.

- Descrever o processo de integração entre serviços e a articulação intersetorial.

- Descrever o processo de organização de dados objetivos e elementos para a elaboração e desenvolvimento do PTS.

 - Distinguir a pessoa e suas singularidades como foco principal e disparador das discussões compartilhadas e responsabilizadas entre todos os membros da equipe.

 - Analisar e criar formas de superar os desafios que se apresentam em todas as etapas do processo de instituição do PTS.

Conteúdo

Unidade 1 – Resgate histórico e bases conceituais do PTS

Unidade 2 – PTS no cuidado em saúde

Unidade 3 – PTS na prática

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Este módulo está sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, de modo autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, a partir da utilização de elementos visuais, auditivos, situação-problema e avaliações. O conteúdo é apresentado de forma integrada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e do pensamento crítico e reflexivo. Para isso, são utilizados casos simples e complexos decorrentes da prática clínica e da situação problema.

RECURSOS

Serão utilizados recursos audiovisuais e interativos.

AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, com utilização de caso clínico para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado.