Informação geral

Sobre o curso

O módulo “Atenção à saúde da criança: o crescimento e desenvolvimento” objetiva apoiar os profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família e/ou do Núcleo de Apoio à Saúde da Família no processo de qualificação do cuidado na primeira infância. Constitui uma ferramenta de educação permanente para a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à criança na Atenção Primária em Saúde (APS). Compreende quatro unidades, nas quais serão abordados, entre outros, temas desde a chegada da criança na família, a visita domiciliar, a semana de saúde integral, o autocuidado, o acesso, o seguimento do crescimento e desenvolvimento, as imunizações, a caderneta da criança, a promoção da saúde e os marcadores de avaliação e violência contra crianças. As metodologias de ensino são centradas na equipe e em sua vinculação com a criança no seu contexto familiar, comunitário e na Unidade de Saúde da Família/APS, como eixo condutor da atenção.

Objetivos

  • Descrever as principais políticas voltadas ao desenvolvimento da primeira infância.
  • Elaborar o perfil de saúde das crianças do território de atuação.
  • Desenvolver competências familiares para o autocuidado e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.
  • Sistematizar o acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da criança na Unidade de Saúde e na comunidade.

Conteúdo

UNIDADE I: O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA 

UNIDADE II: O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

UNIDADE III: ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

UNIDADE IV: O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: PROTEÇÃO E CUIDADOS PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA

Como nos organizamos

Metodologia:

O módulo articula um elenco de estratégias educacionais para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem. Utilizaremos situações-problema, linha do tempo, vídeos, entre outros. 

Recursos:

Os conteúdos serão apresentados a partir da utilização de variados recursos interativos e dispositivos pedagógicos, visando uma aprendizagem significativa. Para isso, utilizaremos: situação problema, animações, infográficos, vídeos, entre outros.

Avaliação:

Questionários autoinstrucionais.