Informação geral

  • 15h
  • Desde a 18/1/2021
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este módulo traz os principais conteúdos relacionados ao dia a dia de uma sala de vacina e do processo de trabalho da equipe de vacinadores e/ou responsável técnico, seja ele enfermeiro ou técnico de enfermagem. Dessa forma, visa contribuir com o fortalecimento do processo de trabalho dessa equipe e com a qualificação e as boas práticas, culminando na segurança do paciente e na qualificação do SUS em todo o Brasil.

Objetivos

Objetivo Geral

Este módulo objetiva contribuir com o fortalecimento do processo de trabalho da equipe de vacinadores das salas de vacina e com a qualificação sobre as boas práticas necessárias à cultura de biossegurança e da segurança do paciente no processo de imunização e do SUS em todo o Brasil.

Objetivos Específicos

- Atualizar e qualificar o processo de trabalho das equipes que trabalham nas salas de vacina.

- Melhorar os indicadores relacionados ao Programa Nacional de Imunização.

- Contribuir com as estratégias de controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreviníveis no RN e no Brasil.

- Contribuir com a melhoria dos indicadores de biossegurança e segurança do paciente nas salas de vacina do RN e do Brasil.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

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Conteúdo

UNIDADE 1 – ASPECTOS GERAIS DA VACINAÇÃO
Vídeo – Logística de distribuição de vacinas no RN
Vídeo – Acolhimento ao usuário na UBS: aspectos a serem observados
Texto – Grupos prioritários
Texto – Qual a função de cada integrante da equipe na UBS?

UNIDADE 2 – ESTRUTURAÇÃO DA SALA DE VACINA
Vídeo – A estrutura de uma sala de vacina

UNIDADE 3 – BIOSSEGURANÇA NA SALA DE VACINA
Vídeo – O que é biossegurança?
Texto – Quais as medidas de biossegurança aplicadas nas salas de vacinas?
Vídeo – Higienização das mãos
Vídeo – Desinfecção e limpeza das superfícies dos ambientes
Vídeo – EPIs: técnica de paramentação e desparamentação
Vídeo – Covid-19: Uso correto de EPI (vídeo do curso de Uso correto do EPI)
Texto – Cuidados adicionais com a biossegurança

UNIDADE 4 – ROTINAS DA SALA DE VACINA
Vídeo – Armazenamento e monitoramento da temperatura de conservação
Texto – Intercorrências
Vídeo – Como armazenar as vacinas para uso diário ou transporte?
Vídeo – Higienização de freezers e câmaras frias
Texto – Verificação dos estoques e alimentação dos sistemas
Vídeo – Gerenciamento de resíduos

UNIDADE 5 – ASPECTOS OPERACIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA CONTRA A COVID-19
Vídeo – Aspectos operacionais da administração da vacina contra a covid-19

UNIDADE 6 – SEGURANÇA DO PACIENTE NA SALA DE VACINAÇÃO: EVENTOS ADVERSOS
Vídeo – A Segurança do Paciente em imunizações
Vídeo – Como evitar a ocorrência de erros?
Texto – Os Eventos Adversos Pós-Vacinais (EAPV)
Texto – Erros e falhas de vacinação
Texto – O que fazer diante de uma ocorrência médica após a vacinação

UNIDADE 7 – REGISTROS E IMPRESSOS UTILIZADOS NA SALA DE VACINA
Vídeo – A importância da realização do registro
Texto – Registros e impressos

UNIDADE 8 – GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Vídeo – Tipos, manuseio e gerenciamento de resíduos gerados na sala de vacina

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os vídeos das unidades foram gravados em uma sala de vacina de uma Unidade Básica de Saúde em conformidade com as normas e práticas determinadas pelo Programa Nacional de vacinação (PNI) do Ministério da Saúde, de maneira a aproximar os conteúdos e práticas a realidade profissional vivenciada pelo aluno.

RECURSOS

São utilizados vídeos, textos e ilustrações.

ATIVIDADES

As atividades avaliativas são coerentes com os conteúdos propostos nos vídeos. Para isso, serão utilizadas a avaliação processual realizada por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas. Assim, todas as unidades apresentam perguntas com feedback baseadas nos conteúdos apresentados para que haja reforço e favoreçam o processo ensino-aprendizagem.